Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Primeira consulta na ginecologista? Saiba o que ela deve perguntar

Vem se preparar para a sua primeira consulta com a gente!

Primeira consulta na ginecologista? Saiba o que ela deve perguntar - Foto: Shutterstock
Primeira consulta na ginecologista? Saiba o que ela deve perguntar

Se você acha que a ida ao ginecologista é só para quando você sentir algum desconforto ou quando começar a ser ativa sexualmente… Você achou errado! De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), o ideal é você procurar um médico já entre os seus 13 e 15 anos de idade, mesmo se você não tiver iniciado a sua vida sexual.

Mas a gente sabe que isso pode ser um pouco intimidador. Afinal, você vai ter que expor a sua vida pessoal para a ginecologista para que a consulta seja mais eficaz. Pensando nisso, a tt se juntou com a ginecologista e obstetra do São Cristóvão Saúde, Dra. Aline Teixeira Bueno Muniz, médica especializada em Uroginecologia e Estudo Urodinâmico para te trazer um pouquinho do que esperar nessa primeira consulta. Vamos lá!

Perguntas sobre histórico médico

Você deve ser questionada sobre seu histórico médico, incluindo alergias, condições de saúde pré-existentes e quaisquer problemas ginecológicos que tenha enfrentado no passado.

Histórico menstrual

O médico perguntará sobre o início da menstruação, a regularidade do ciclo, duração e intensidade do fluxo menstrual, bem como sobre quaisquer problemas menstruais que você possa estar enfrentando.

Atividade sexual e métodos contraceptivos

Serão feitas perguntas sobre sua vida sexual, uso de contraceptivos e eventuais preocupações relacionadas à saúde sexual. Serão realizadas orientações sobre os cuidados para evitar as infecções sexualmente transmissíveis.

Além disso, o especialista pode questionar sobre os métodos contraceptivos que você adota ou pretende utilizar.

Sintomas específicos e preocupações

Preste atenção aqui! É indispensável relatar eventuais sintomas ou desconfortos específicos para que o médico possa avaliar adequadamente o quadro e oferecer orientações.

Aliás, caso planeje engravidar ou tenha preocupações sobre a fertilidade, a especialista indicará o momento adequado para discutir tais questões.

Hábitos de vida

Por fim, como qualquer outro médico, a ginecologista te perguntará sobre seu estilo de vida, dietas, exercícios, consumo de álcool e tabaco, para avaliar a influência desses fatores na sua saúde.

“Caso sinta desconforto ou ansiedade, não hesite em comunicar ao especialista”, recomenda a Dra. Aline. “A consulta é o momento ideal para fazer todas as perguntas e esclarecer quaisquer dúvidas que você possa ter sobre sua saúde ginecológica. O médico realizará um exame físico, que pode incluir a palpação das mamas, a palpação abdominal e o exame pélvico, de modo a avaliar os órgãos reprodutivos internos (naquelas que já tiveram iniciado a vida sexual) como a vagina, a vulva, o útero e os ovários”, declara, por fim.

  1.  

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana

Celebs

Anitta lançou seu novo álbum 'Funk Generation' nesta sexta-feira (26)