Nesta sexta-feira (19), o Palácio de Buckingham anunciou, em comunicado oficial, que Meghan Markle e o Príncipe Harry se separaram oficialmente da família real e não voltarão a exercer sua vida como realeza.
“Seguindo conversas com o Duque, a Rainha escreveu confirmando que se retirando do serviço da Família Real, não será possível continuar com as responsabilidades e deveres que vêm com o serviço público“, afirmou o anúncio. “Enquanto todos estão tristes com sua decisão, o duque e a duquesa permanecem como membros amados da família”.
A Buckingham Palace statement on The Duke and Duchess of Sussex ➡️https://t.co/nl7RiZmGiZ
— The Royal Family (@RoyalFamily) February 19, 2021
O Palácio também revelou que, como resultado da separação, a Rainha retirou o patrocínio que garantiu aos dois, assim como os compromissos militares honorários de Harry – que somam 10 anos como veterano no exército. Os patrocínios e as posições como líderes honorários do serviço militar “retornarão à Majestade, antes de serem redistribuídos entre os membros da família real”.
Quando Harry e Meghan “se retiraram” como membros trabalhadores da família real no ano passado para que pudessem receber o salário pelo seu serviço e terem mais privacidade, a Rainha os garantiu um ano de período de revisão. O casal poderia testar sua nova vida, mas ainda terem seus empregos de volta quando voltassem.
“Como evidência do seu trabalho no último ano, o Duque e a Duquesa de Sussex continuam com o compromisso de serviço ao Reino Unido e no mundo, e ofereceram continuar apoiando as organizações que representaram, independente dos seus papéis oficiais”, disse um representante do casal ao BuzzFeed News US.