O que faz?
Se você pensa que uma engenheira florestal cuida apenas das árvores e defende a natureza, está muito enganada. “Ela protege, desenvolve e utiliza os recursos florestais renováveis de forma consciente e responsável”, explica Wally Klitzke, estudante da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Por trabalhar em contato com a natureza, a profissional passa muito tempo em ambientes externos, mas também existem trabalhos em locais fechados, como em indústrias e órgãos públicos.
O curso
Só de pensar em engenharia, já dá um certo medo dos cálculos #puxados, mas nem só de contas vive este curso. Na verdade, é uma graduação de ciências agrárias, por isso, a biologia é muito presente. “Você aprende sobre sementes e plantio, gerenciamento da floresta, sua conservação, utilização de seus recursos pela industrialização da madeira e dministração do negócio florestal”, afirma Wally. Com tanta coisa para aprender, o curso conta com cinco anos de duração e várias disciplinas práticas.
Diversas áreas
Dá para escolher onde trabalhar nessa profissão, já que as opções são muitas. Que você pode administrar florestas e bacias hidrográficas, é óbvio. Mas sabia que também é possível fazer mapeamento florestal, recuperar áreas degradadas ou até trabalhar nas indústrias de produção madeireira? Sem falar de pesquisas sobre o meio ambiente e estudos de impacto ambiental. #uau, quanta coisa!
Em expansão
O mercado de trabalho em engenharia florestal está crescendo bastante, já que a profissional formada pode atuar em empresas públicas e privadas, além de instituições de pesquisa e universidades. “Cada vez mais há uma necessidade, e obrigações legais, de combinar as melhores técnicas de produção e processamento com o melhor aproveitamento da matéria-prima natural nos diferentes ramos industriais”, afirma a professora da UFPR, Silvana Nisgoski.
Esta profissional precisa…
Gostar de trabalhar com a natureza. Mesmo que existam áreas de atuação em que você não precisa estar em contato direto o tempo inteiro com a floresta, é importante pelo menos curtir analisá-la. “A engenheira florestal tem que gostar de trabalhar no ambiente externo. Precisa ser dinâmica, saber lidar e gerenciar o ambiente e as pessoas”, afirma Wally.
Texto: Ana Castilho/colaboradora
SAIBA MAIS:
Moda: o que faz essa profissão?
Profissão: o que uma bailarina faz?