Chegou a hora de preparar o coração (e a mente), pois falta apenas um mês para uma das provas mais esperadas do ano, o ENEM. E se você também está se preparando para o exame, saiba que os estudos não precisam ser chatos e cheios de tédio, não. As adoradas histórias em quadrinhos podem dar um help nessa hora. Não acredita? O professor Luiz Rafael, da professor e coordenador de ciências da Natureza do colégio MOPI mostra quais e como!
Superman
Dá para aprender sobre: o contexto histórico da criação
O quadrinho foi criado em 1938, na época da recuperação da crise de 1929. Depois dos anos 30, o poder aquisitivo dos americanos diminuiu e uma das saídas para continuar vivendo aventuras foi a chegada dos quadrinhos. “Na criação do Superman, seus autores construíram um ser de moral inabalável, caráter exemplar, inatingível por quaisquer problemas que apareciam na sua frente. Superman foi um ícone da resiliência e resistência americana perante os contratempos econômicos”, explica o professor.
Capitão América
Dá para aprender sobre: o incentivo à guerra
A criação do Capitão América foi feita no ano de 1941, ou seja, no mesmo período em que os Estados Unidos entraram para a Segunda Guerra Mundial. Os quadrinhos foram distribuídos nos acampamentos dos soldados como forma de incentivo e ânimo para os combatentes. “Essa era uma forma de demonstrar que, assim como Capitão América, os soldados poderiam ser supersoldados“, explica o professor.
O Incrível Hulk
Dá para aprender sobre: corrida nuclear
“O personagem foi criado em 1962, durante a Guerra Fria, enquanto rolava a corrida armamentista e um alto investimento em pesquisas nucleares”, conta o professor. É exatamente nesse cenário que se passa a história da origem de Hulk, quando dr. Bruce Banner foi atingido por alta intensidade de radiação gama e acaba desenvolvendo poderes.
O Quarteto Fantástico
Dá para aprender sobre: a corrida espacial em foco
O quadrinho mexeu com dois temas importantes para os países em disputa na Guerra Fria: os estudos com radiação expresso nas radiações cósmicas responsáveis pela transformação do Quarteto Fantástico e também a viagem que os mesmos fazem para estudar o tipo de radiação. “Naquele tempo, os quadrinhos eram um ótimo meio de divulgação dos progressos científicos norte-americanos frutos de suas pesquisas, mesmo sendo muito fantasiosos para a época“, lembra Luiz
X-Men
Dá para aprender sobre: preconceito
Os personagens foram criados em 1963 para abordarem as questões raciais e os conflitos extremos que ocorriam nos EUA. “Recentemente, foi lançado o filme X-Men First Class, em que a Crise dos Mísseis em Cuba foi bem retratada, podendo este filme também ser utilizado como estudo”, indica.
LEIA TAMBÉM