Você sabia que hoje, dia 9 de abril, faz 38 anos desde que o primeiro CD foi lançado no Brasil? É isso mesmo. O ano era 1986 e o nosso queridíssimo país recebia a mais nova tecnologia do mundo da música — que vocês devem imaginar que simplesmente revolucionou tudo.
Aliás, você sabe o significado por trás do termo CD? Ele, na verdade, é um acrônimo (sigla formada com as primeiras letras das palavras) da expressão em inglês “compact disc”, ou seja, disco compacto. Agora, você sabe!
O primeiro CD que foi parar nas prateleiras das lojas no Brasil foi o disco “Garota de Ipanema”, uma gravação da cantora Nara Leão, musa da bossa nova, em parceria com Roberto Menescal. Aliás, o cover da faixa-título não foi o único hit a entrar nesse super disco. Isso porque tivemos outros super sucessos da música brasileira, como “Águas de Março” e “O Barquinho”.
Infelizmente, a cantora iria falecer alguns anos após o lançamento inédito, em junho de 1989. Nara Leão recebeu o diagnóstico de um tumor incurável no cérebro.
O que veio antes do CD?
Se você acha que só porque os CDs não existiam no Brasil que a música não era comercializada, você está muito errado. Antes dessa super tecnologia chegar às prateleiras brasileiras, as gravadoras lançavam os projetos dos artistas através dos tão amados discos de vinil (dos anos 60 até os anos 80), assim como as fitas cassete (anos 80 e anos 90).