Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

Saiba como se divertir em uma viagem com a família!

Vamos combinar: viajar com os pais nem sempre é nossa melhor opção de diversão, né? Depois de passarmos o ano inteiro nos divertindo com nossos amigos, muitas de nós sonhamos em viajar com a turma toda! Como lembra a psicóloga Cecília Zylberstajn, “é natural que os adolescentes queiram passar mais tempo com os amigos que com os pais. Os amigos tem um papel central na vida do adolescente”.

Mas se você acha que viajar com os pais é um sufoco, está enganada! Sabendo conversar com a família toda, você e eles vão encontrar o equilíbrio entre liberdade e limite e aproveitar ao máximo esse tempo juntos.

 

Saiba como se divertir em uma viagem com a família!

A psicóloga Cristiane Pertusi explica porque não somos muito fãs de viagens com a família: “na adolescência, uma das principais necessidades psicológicas é a independência, e isso faz com que o adolescente queira viver seu mundo. Jovem anseia por liberdade, por exploração do universo em que vive e precisa sentir que pode fazer as coisas sem a supervisão dos pais”. A pedagoga Julia Milani, da assessoria educacional Primeiro Passo, dá mais motivos: “Viajar com pais pode ser considerado “chato” já que pode existir uma distância entre o que os pais e os filhos entendem por diversão”. Mesmo com todo esse desejo de liberdade, nós devemos entender que dependemos dos nossos pais e que não adianta tentarmos desobedecê-los. A melhor saída é conversar!

Antes de viajarem, chame seus pais para uma conversa e tente combinar a melhor maneira para que todos se divirtam. A doutora Cecília lembra: “Programar a viagem junto é a melhor forma de garantir que as férias sejam bem sucedidas”. Com tolerância, você pode conseguir uma horinha do dia só para você, em que vai poder aproveitar sua viagem sem supervisão! Explique que você é uma adolescente e quer se divertir, e mostre para eles o que espera dessa viagem. “Pensar em alternativas que incluam os interesses de todos da família é uma forma de incluir, como também de trabalhar a flexibilidade interna entre os integrantes da família”, lembra a pedagoga Julia Milani. Mas não se esqueça: respeite as regras que foram decididas para não quebrar a confiança dos pais! “Se o jovem for seguindo as combinações os pais vão confiando cada vez mais e aos poucos as liberdades para diferentes programas vai acontecendo”, lembra a doutora Cristiane.

 

Saiba como se divertir em uma viagem com a família!

Além disso, nada de fazer cara feia para todos os programas em família! Quem disse que um passeio com os pais não pode ser super divertido? A doutora Cecília lembra o que os adolescentes NÃO devem fazer nessa hora: “O pior que podem fazer é boicotar as férias da família. O ideal é dividir o período das férias de verão, que são longos, para viajar uma parte com a família e uma parte com os amigos”. Além disso, se você for parceira e flexível, vai ganhar pontos! Fica a dica da dra. Cristiane: “Flexibilidade, diálogos constantes, respeito, saber ouvir e negociar regras podem ser um bom começo”.

 

 

 

 

Foto: Thinkstock/GettyImages

 

 

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você