Gosta de sagas de ficção científica? Então pode se animar, porque assim que a pandemia passar a adaptação de um clássico da literatura sci-fi vai aos cinemas, com grandes nomes como Timothée Chalamet, Zendaya e Jason Momoa no elenco. Duna ainda não tem data confirmada de estreia, mas as primeiras fotos de divulgação já foram publicadas.
Em 1984, Dadid Lynch fez uma adaptação do livro de Frank Herbert, romance de ficção científica com maior índice de vendas do período. Entretanto, o filme não obteve tanto sucesso, agora o diretor canadense Denis Villeneuve topou o desafio de fazer seu grande retorno às telas – e quem sabe premiações – com uma nova adaptação do best seller, prometendo marcar uma geração assim como Star Wars e Star Trek.
Escrito em 1965, Duna mostra um futuro pós-computadores em que os seres humanos se expandiram por todo o universo, formando um império intergaláctico sub-dividido por “casas” pertencentes a diversas famílias nobres.
Paul (Chalamet), o jovem herdeiro de uma família aristocrática, sai do seu planeta natal para o inóspito mundo de Arrakis, onde deve ajudar a liderar os esforços de mineração de um elemento precioso conhecido como “spice” (“tempero”, em inglês). Por lá, ele e a mãe (Lady Jessica, uma poderosa sacerdote guerreira capaz de ler pensamentos) encontram não só dificuldades naturais (como os famosos vermes gigantes que vivem escondidos no subterrâneo do planeta), mas também a oposição dos Harkonnen, família liderada pelo Barão Vladimir (Stellan Skarsgard), uma criatura enorme parecida com um rinoceronte, que é recriada com próteses corporais no filme.
O rapaz se envolve em uma trama política que há décadas é preparada pelas místicas Bene Gesserit, organização formada por mulheres de grande força mental e física, e se torna, após acontecimentos trágicos, símbolo messiânico dos Fremen, tribo nativa arrakiana.
Entre os diversos conflitos políticos e religiosos, Paul conta com o treinamento do guerreiro mais poderoso da galáxia, Duncan Idaho, interpretado por Jason Momoa (o Aquaman nos filmes da DC Comics). Outra personagem de peso é a guerreira nativa de Caladan, a jovem Chani, vivida por Zendaya. Em meio aos percursos perigosos, os dois se apaixonam, trazendo um pouco de romance proibido para a história.
A obra contará com duas partes, produzidas pela Warner Bros, trazendo uma abordagem criativa ao retratar fanatismo religioso, totalitarismo, corrupção e imperialismo.