O salto alto deixa qualquer look mais elegante e sofisticado. Mas há quem diga que este sapato é inimigo do conforto.
De acordo com o ortopedista Dr. Alexandre Guedes, o uso excessivo do salto alto pode causar joanete, calos, bolhas, tendinite, hiperlordose e dores. “Quando se utiliza um salto alto, a pessoa deixa de pisar com o pé inteiro no chão e coloca o peso do corpo somente sobre a parte dianteira do pé, o que leva há um desequilíbrio na distribuição do peso”, explica.
No entanto, existem alguns truques que podem reduzir os riscos a saúde causados pelo salto alto. Pensando nisso, o Dr. Alexandre Guedes revelou os segredos que costuma passar para os pacientes que se queixam desse problema.
Alongue os pés antes e depois de utilizar um sapato de salto alto
O bom e velho alongamento, menosprezado por tantos, até por quem pratica esporte, é fundamental. Isso porque ele melhora a flexibilidade e reduz o risco de lesões. Assim, o alongamento deve ser feito movimentando os pés para cima e para baixo. Simples e fácil.
Ao se deitar, apoie as pernas e os pés em um travesseiro
Depois de um dia inteiro ou algumas horas de salto, nada é melhor do que deitar e apoiar as pernas sobre um travesseiro, não é mesmo? Assim, a pessoa irá melhorar a circulação do sangue no corpo.
Massageie os pés após o uso do sapato de salto alto
Com o uso de algum creme ou produto recomendado, a massagem é importante para desinchar os pés e deixá-los inteiros para o próximo dia.
Faça a técnica do escalda pés
O escalda pés é o procedimento em que a pessoa coloca os pés dentro de uma bacia com água quente e sal grosso ou sais de banhos. Parece uma dica de vó, mas é muito valiosa. Aliás, só pode tirar os pés quando a água esfriar.
Alterne os estilos de sapatos durante a semana
O correto é não usar salto alto todos os dias. A recomendação é vestir somente duas vezes na semana e, nos outros dias, priorizar sapatos mais baixos, confortáveis.
Compre o sapato de salto alto na “hora certa”
Você sabia que existe hora certa para comprar os sapatos? Durante o dia, os nossos pés ficam inchados e influenciam no tamanho. Então, se a pessoa compra um salto alto pela manhã, quando for utilizá-lo à noite, sentirá diferença. O ideal é que a compra do calçado seja feita ao final do dia, pois os pés não estarão inchados.