Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Segredos dos grandes salões para cada tipo de cabelo

Sabe aqueles truques maravilhosos que os cabeleireiros escondem a sete chaves? A Lunna descobriu todos. Agora, é com você…

Sabe aqueles truques maravilhosos que os cabeleireiros escondem a sete chaves? A Lunna descobriu todos. Agora, é com você...

Sabe aqueles truques maravilhosos que os cabeleireiros escondem a sete chaves? Descobrimos todos. Agora, é com você… 

Por que o cabelo lavado em casa nunca fica com o mesmo movimento e brilho de quando é feito no salão? Como evitar que os fios tingidos desbotem e fiquem ressecados? O que fazer para eliminar o frizz?

Para descobrir os truques por trás destas e de outras dúvidas, entrevistamos os hairstylists Celso Kamura, do Salão C. Kamura; Rodrigo Cintra, do Studio W; Fernando Cassolari, do Salão Ricardo Cassolari; Marcos Proença e Didier Sé, do Salão Marcos Proença; Thony Rodrigues, do Jacques Janine; Maurício Morelli, do Homa Elite Salon; Paulo Schettini, do MG Hair; Aryadne Scandaroli, do Studio MAC; Renato Fuzz, parceiro da Wella Professionals; e Crystiane Tooda, técnica master senscience da Tigi.

Conheça seus segredos.

1 – Fios oleosos: use xampus à base de ervas ou de frutas cítricas. Vale lembrar que a causa do problema pode ser estresse ou excesso de vitamina no organismo.

2 – Ruivas: naturais ou não, devem investir em xampus com pigmentação avermelhada para
a manutenção da cor e do brilho.

Cuidados ao secar: se quiser apenas tirar a umidade, ajuste em potência média. Já para modificar a estrutura e alisar, use sempre a temperatura máxima.

4 – Cabelo com pouco volume: passe mousse e seque com a escova ou as mãos. Se os seus cabelos são curtinhos, não use condicionador.

5 – Cabelos com muito volume: aplique produtos à base de abacate ou de karité. Óleos reparadores também ajudam, mas é preciso fazer um intervalo de, pelo menos, duas lavagens entre cada aplicação, para o cabelo não ressecar.

“Hidratações semanais para quem tem progressiva”. Maurício Morelli, Homa Elite Salon

6 – Pontas duplas: use silicone. Esse tipo de produto ajuda a selar as pontas e uniformiza
os fios, controlando o efeito frizz.

7 – Fios quebradiços: aplique a queratina líquida, em forma de spray, para fortalecer os fios. Use-a após a lavagem sobre os cabelos bem enxutos, massageando por cinco minutos.
8 – Para evitar a queda de cabelo: utilize produtos com minoxidil, que ajudam a parar a queda.

9 – Cabelo sempre brilhante: faça uma hidratação intensiva, começando na lavagem, ao usar xampus com queratina. Aplique também máscaras da proteína para encorpar e nutrir o fio.
Secador só com temperatura e vento mínimos

“O condicionador só deve ser utilizado nas raízes em casos extremos”Crystiane Tooda, Técnica Master Senscience da Tigi

10 – Cabelo liso: para penteá-los, opte por escovas com cerdas separadas e grossas, tipo raquete. Elas deixam os fios mais brilhantes e soltos, sem o risco de quebrá-los.

11 – Cabelo tingido: mantenha-o sempre hidratado com produtos de tratamento intensivo e reconstrutor capilar.

“Abacate contra o volume e queratina para os fios quebradiços”. Rodrigo Cintra, Studio W

12 – Não deixe a tintura agir por mais tempo do que o recomendado nem faça misturas caseiras ou utilize itens não indicados pelo fabricante durante o preparo. Tais erros deixam os fios fragilizados e podem causar irritação no couro cabeludo.

13 – Cabelo sempre brilhante: evite a exposição excessiva ao sol, ao calor, ao vento e à água do mar, que destroem as ceramidas responsáveis pelo brilho e vivacidade dos fios.

14 – Cabelo com escova progressiva: use xampu com pH neutro, sem sal e sem corante, para não abrir a cutícula do cabelo. Outra opção são os xampus infantis, quando o produto utilizado na escova tiver pouco formol.

“O verão pede produtos com filtro solar próprios para o cabelo”Thony Rodrigues, Salão Jacques Janine

15 – Espere pelo menos dois dias para lavar os fios após fazer a escova, assim, o produto penetrará melhor.

16 – Evite xampu antirresíduo: seu uso acelera a retirada da química dos fios, fazendo com que a escova dure menos do que o previsto.

17 – Cabelo crespo: para que a hidratação consiga agir no interior do fio, não exagere na dose, aplique o condicionador longe da raiz. Respeite o tempo de pausa indicado na embalagem e enxágue bem.

18 – Cuidados ao secar: se tiver que usar o secador, aplique-o com temperatura e vento mínimos, sempre com o bico apontado de cima para baixo, evitando abrir as escamas do cabelo.

O truque para uma boa chapinha é fazer uma escova antes Marcos Proença (1) e Didier Sé (2), Salão Proença

19 – Cuidados ao lavar: pessoas com cabelos oleosos precisam lavá-los diariamente. Já os fios secos devem ser lavados menos, para que o xampu não os resseque ainda mais.

20 – Manter o penteado: toda vez que achar necessário, passe os dedos entre os fios para fazer com que o cabelo retome a forma do penteado.

21 – Fios quebradiços: use produtos à base de ami-noácidos e de proteínas, assim, os fios se fortalecem, param de quebrar e recuperam a estrutura.

22 – Proteger os fios do sol: aplique protetor solar próprio para cabelos. A reaplicação nos fios pode ser feita a cada quatro horas ou após cada mergulho.

Depois da praia, xampus não oxidantes e máscaras hidratantes Celso Kamura, Salão C.Kamura

23 – Fios quebradiços: invista em uma cauterização. O processo, que deve ser realizado no salão, ajuda na reestruturação do cabelo, fechando os poros dos fios.

24 – Cabelo tingido: tenha sempre à mão um filtro solar próprio para o cabelo, pois as mechas co-loridas sofrem mais do que fios naturais com a exposição ao sol.

“A queda de cabelo pode estar ligada a problemas de alimentação”. Paulo Schettini, MG Hair

25 – Cabelo com escova progressiva: o sol, o mar e o vento diminuem a durabilidade da química, uma vez que retiram a película de queratina da parte externa do fio. Se você foi para a praia e voltou com o cabelo ressecado, use xampu com propriedades não oxidantes e abuse de máscaras hidratantes. Agora, se o dano foi causado pelo cloro da piscina, faça um peeling capilar (processo que realiza uma limpeza profunda nos fios) antes de hidratar.

“O xampu deve ser aplicado do comprimento para as pontas”. Renato Fuzz, hair stylist parceiro da Wella Professionals

26 – Louras: utilize produto sem enxágue com índice de proteção UV, para proteger os fios e manter a cor.

27 – Manter o penteado: use gel sem álcool ou cera modeladora.

28 – Cabelo oleoso: faça microluzes no topo da cabeça. Isso tornará os fios um pouco mais secos, ajudando a controlar parcialmente a oleosidade.

“Resíduos de xampu tiram o brilho e o movimento dos fios”. Aryadne Scandaroli, do Studio MAC

29 – Cabelo tingido: aplique sempre xampu com ação antioxidante. Ele evita que a coloração desbote.

30 – Cabelo com escova progressiva: hidrate sempre e evite químicas de descoloração após a progressiva.

 

Texto: Denise Fernandes
Foto: Thinkstock/GettyImages

4 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você