Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Shampoo seco danifica o cabelo? Especialista responde

Saiba como usar esse produto queridinho da forma correta

Shampoo seco danifica o cabelo? Especialista responde
Shampoo seco danifica o cabelo? Especialista responde - Foto: Pexels

Tenho certeza que você tem um shampoo a seco de estimação para usar naqueles dias em que o cabelo está sujo, mas que você está com preguiça de lavar. Aliás, ele de fato dá um volume e melhorar a aparência dos cabelos. Entretanto, diferente do shampoo comum, que remove os resíduos dos fios e do couro cabeludo, o shampoo a seco deposita substâncias sólidas no cabelo que absorvem o excesso de oleosidade.

“Os shampoos comuns apresentam a finalidade de higienizar os cabelos, já o shampoo a seco não tem essa função. O que ele faz é mascarar a aparência oleosa dos fios. Por isso, o nome shampoo não é o mais adequado para esse tipo de produto, já que ele não remove sujidades, células mortas e nem poluentes, fazendo com que se acumulem nos fios e no couro cabeludo”, expõe Jackeline Alecrim, especialista em produtos e cuidados capilares.

Uso correto do produto

Mas, preste atenção: o ideal é lavar os fios, no máximo, 24 horas após o uso do shampoo a seco. Ou seja, nada de abusar no poder de mascarar a oleosidade! Isso evita que as substâncias presentes no produto atuem nos fios e no couro cabelo por um longo período. Afinal esse excesso provoca dermatites e a proliferação excessiva de microrganismos por causa da falta de higienização adequada.

“Além de evitar o uso frequente, jamais se deve adotar o shampoo a seco como uma substituição frequente do shampoo tradicional, já que isso provoca o acúmulo de células mortas, fungos e bactérias que podem desencadear problemas secundários que favorecem a queda de cabelo, como alopecia androgenética (calvície), caspa, dermatites, seborreia e psoríase”, alerta.

E outro alerta: não recomendamos usar shampoo seco mais de uma vez a cada dois ou três meses. Afinal, ele poderá trazer danos ao cabelo, sim, como o “ressecamento nos fios e no couro cabeludo”.

Fonte: Jackeline Alecrim, cientista e especialista em Cosmetologia Avançada, Fitoativos e Farmacologia Clínica.

Este texto foi publicado originalmente por Alto Astral, parceira de Todateen, pela Astral Digital.

Mais notícias para você

Curiosidades

Cantora convidou jovem de Indaiatuba para performance no festival em São Paulo, onde ele ensinou expressões brasileiras durante interação.

Comportamento

Os brechós não são mais só uma alternativa econômica: hoje, eles são símbolo de estilo e consciência ambiental. Prova disso é que, no último...

Beleza

Alicate de cutícula com afiação artesanal, durabilidade prolongada e design sofisticado conquistou os profissionais de beleza durante a feira

Entretenimento

Cerimônia acontecerá em local reservado próximo a Santa Bárbara com esquema especial de segurança para garantir privacidade do casal.

Sair da versão mobile