Nesta segunda-feira (7) o YouTube anunciou a estreia de uma nova ferramenta dentro de sua plataforma no Brasil, a qual será concorrência direta com os Reels do Instagram e vídeos do TikTok. O chamado “YouTube Shorts” já estava em uso nos Estados Unidos e Índia, permitindo que usuários pudessem criar e assistir vídeos de curta duração.
O Shorts pode auxiliar criadores de conteúdo que já são nativos do YouTube, visto que os vídeos virais permitem que usuários diferentes sejam impactos pelo conteúdo. A empresa também fez acordos com gravadoras e produtoras musicais para garantir que tanto artistas como criadores tenham uma biblioteca de sons e músicas disponíveis para uso.
“O lançamento do Shorts é uma evolução fundamental para o YouTube, seguindo um movimento cultural em direção à criação e consumo de vídeos curtos, e uma forma chave para capacitar qualquer pessoa a se tornar um criador diretamente de seu celular. Além disso, é um produto divertido para os espectadores aproveitarem nos pequenos momentos do dia, conectando-os ao conteúdo e aos criadores que amam”, comenta Patrícia Muratori, Diretora do YouTube Brasil, em comunicado divulgado à imprensa.
Segundo as informações divulgadas, o YouTube continuará a construir o Shorts junto com a comunidade global da plataforma à medida que introduz mais recursos nos próximos meses, como opções futuras de monetização e novas ferramentas de criação.
E você, vai aderir aos Shorts?