Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Tratamentos para o cabelo: hidratação, reconstrução, selagem… Saiba o que são!

Vamos bater cabelo por aí, miga?!

tratamentos para o cabelo
Foto: reprodução/Instagram Edição de imagem: Isadora Andrade.

Todo mundo quer ter um cabelo maravilhoso, certo? Acontece que, na busca por tratamentos para o cabelo pra ajudar nesse processo de beleza, a gente acaba se colocando em algumas enrascadas. Muita gente já chega no salão pedindo um tratamento e, na real, nem sabe o que é aquilo.

Você tá ligada no que é hidratação, selagem, cauterização e reconstrução?  A gente vai te explicar tudinho para acabar com as suas dúvidas. Mas fica a dica:  só um profissional vai poder dizer quais os tratamentos são indicados para os seus fios, tá?!

Hidratação

Quer cabelos macios, @? Bora investir numa hidratação e evitar esse ressecamento aí! O nome do procedimento já diz muita coisa, né? Hidratar é, basicamente, repor a água nos fios, mas não só isso. Ela também traz de volta os lipídeos. É supersimples e deve ser feito com mais frequência, já que ele trata a parte mais externa do fio, ajudando a combater ações do tempo que interferem na beleza do cabelo, como sol, poluição, água do mar e piscina. Para quem tem química ou o cabelo afetado por chapinhas, é aconselhável hidratar toda semana. Já quem tem cabelos saudáveis, de 15 em 15 dias tá de boa!

Atenção, meninas:  as hidratações não podem conter em sua fórmula queratina ou aminoácidos. Devem conter os seguintes ativos: cerâmicas, glicerina, óleos vegetais, argan, d-pantenol ou derivados de silicone.

Selagem

Esse tratamento é Made in Brazil, tá bom? É a base de queratina (uma proteína muito usada nos salões) e tem a função de selar as cutículas que podem estar abertas por falta de lipídeos. Então, uma nutrição mais intensa se faz necessário. Um cabelo sem lipídeos fica poroso, sem brilho e meio pombo, sem movimento. Deus nos dibre, miga! A selagem disciplina os fios e recupera a saúde trazendo resistência, brilho e hidratação.
Atenção, meninas: tem muita selagem de Taubaté por aí! A maioria dos tratamentos ditos selagem é, na verdade, escova progressiva. Com o acréscimo de formol, ele se torna um alisamento e ainda pode causar mal à saúde do fio. Se o seu objetivo ao fazer a selagem for alisar, é melhor usar produtos que substituem o formol (tioglicolato de amônio, etalonamina e a cabocisteína). Eles farão menos mal aos fios e à sua saúde. Mas isso ainda é um alisamento e não uma selagem.

Se o cabelo estiver extremamente sensibilizado, esse tratamento não é indicado, por necessitar da fonte de calor em sua finalização.

Cauterização

Esse processo tem ação reconstrutora e age de dentro pra fora, do córtex até a cutícula. Repõe a massa capilar e sela as cutículas eliminado o frizz, devolvendo a elasticidade até aos cabelos mais danificados e acabando com as pontas duplas sem a necessidade de passar por um corte. É indicado para cabelos que possuam muitas pontas duplas, quebra e excesso de danos, sejam eles por químicas ou alisamentos.

Atenção: A cauterização não é indicada para cabelos que sofreram química, pois a temperatura elevada da chapinha e secador usados no processo pode comprometer ainda mais a integridade do fio. Se não for bem aplicada, a queratina pode, também, aumentar a oleosidade de cabelos que já sofrem com esse problema.

Recontrução

O nome já diz tudo: Este tratamento tem o objetivo de reconstruir o fio, portanto, prepare-se para receber água e lipídeos antes da reconstrução, que devolverá todos os nutrientes que seu cabelo precisa para ser saudável. A reconstrução repõe a massa e proteína perdida por processos químicos que acabam por causar efeitos de quebra, queda e de elasticidade ao fio.
Quando os cabelos estão porosos, danificados ou enfraquecidos por colorações e alisamentos é bom que a reconstrução seja feita quinzenalmente. Se o seu hair está saudável, uma vez ao mês é bom.

PS: para ter mais resultado, a reconstrução deve ser acompanhada de hidratações e nutrições criando, assim, um cronograma capilar adequado a cada tipo de cabelo já que o fio precisa ser tratado com todos nutrientes que precisa.

Consultoria: Raphaela Aguiar, hair stylist do Diva’s Nail Bar e Beauty SPA

Viu só como esses tratamentos têm objetivos diferentes? Não vamos errar na hora de escolher o melhor para o nosso hair.

Mais notícias para você

Trends

Ainda não faz ideia de quais penteados vai usar no Natal e no Ano Novo? A gente te ajuda na escolha perfeita para a...

Beleza

Conheça as necessidades do seu cabelo e nunca mais erre na hora do haircare

Beleza

Cabeleireira nos contou quais maus hábitos dão origem ao temido frizz

Beleza

Está inquieta com o seu visual e quer deixar o cabelo colorido? Não faça nada antes de saber tudo sobre o procedimento

Sair da versão mobile