Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Verão é tempo de hidratar!

Conheça os benefícios da hidratação para o seu corpo na época mais quente do ano

Verão é tempo de hidratar!

Foto: ThinkStock/GettyImage

Conheça os benefícios da hidratação para o seu corpo na época mais quente do ano

Época de calor é sinônimo de beleza, praia, piscina e exercícios físicos, mas muita gente se esquece que tudo isso depende de um fator essencial: a hidratação! A água é fundamental ao funcionamento do nosso organismo, pois está presente em todos os processos que ocorrem em nosso corpo, como por exemplo, a digestão, o transporte de nutrientes, a eliminação de toxinas, além de regular a temperatura corporal. Sem a água e alguns outros nutrientes, o sonho de verão pode se tornar um pesadelo!

Pele bonita, limpa e saudável

Verão é tempo de hidratar! Com uma exposição excessiva ao sol, o primeiro sintoma de uma pele mal hidratada é o ressecamento, que pode vir até acompanhado de escamação.  Para evitar o aspecto “pele de dragão”, é recomendável ingerir no mínimo 1,5 litros de água diariamente. No entanto, essa quantidade varia de acordo com as características individuais, como idade, sexo e nível de atividade física. “Se o indivíduo apresenta algum problema de saúde, principalmente no verão, deve-se aumentar a ingestão de água, pois perdemos mais líquidos através do suor”, alerta a nutricionista Gabriela Mendes.

DICA: Para saber se você está ingerindo a quantidade correta de líquidos, faça o teste da urina e observe se ela está bem clarinha, que é o ideal.

Projeto verão: hidratação auxilia na hora de perder peso

Verão é tempo de hidratar! A hidratação ajuda e muito na redução de peso, já que auxilia na eliminação de gorduras do corpo. Ingerir água pura ajuda na hidratação e ainda não possui calorias! Água de coco, chás gelados e sucos naturais sem açúcar também são boas opções, pois são fontes de vitaminas. “É importante esclarecer que nenhum alimento por si só fará que o emagrecimento ocorra. Quem deseja emagrecer, deve adotar uma alimentação balanceada e gastar mais energia do que consome”, explica Gabriela.

Os chás e sucos são complementos de uma alimentação saudável, mas sozinhos não farão com que o emagrecimento ocorra. Porém, além da hidratação e da eliminação de gordura, eles são uma ótima opção para substituir um lanche da tarde.

Sucos que ajudam a manter a beleza da pele e do cabelo

Os sucos Verão é tempo de hidratar! verdes, como de abacate, kiwi e limão, contêm vitamina A e agem na desintoxicação das células, inibindo o envelhecimento e protegendo cabelos e pele, conforme explica a nutricionista. Já os sucos vermelhos, como de morango, tomate, melancia, maçã, acerola, goiaba ou framboesa contêm licopeno que atua como antioxidante, neutralizando os radicais livres, que são os inimigos da beleza.

Os sucos amarelos ou alaranjados contêm carotenóides presentes nos sucos de mamão, melão, cenoura, manga, laranja, pêssego que têm atividade antioxidante, retardando o envelhecimento. Os roxos, como de uva, ameixa e amora, também possuem atividade antioxidante. Faça um mix de sucos e aproveite os benefícios que eles proporcionam!

O risco para quem não se hidrata corretamente

Verão é tempo de hidratar! A ingestão inadequada de água ou outros líquidos aumenta os riscos de desidratação, desenvolve problemas renais (como por exemplo, pedras nos rins), além de colaborar para o não funcionamento adequado do intestino. Por isso, não deixe de se hidratar no verão, porque além de ser superimportante, vai te ajudar a manter em dia a saúde e a boa forma!

Receitinha fácil: Suco desintoxicante

Ingredientes

  • 2 folhas frescas de boldo (tonificante hepático)
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de abacaxi picado (digestivo)
  • 3 folhas de capim-limão fresco (tonificante)
  • Suco de 1/2 limão (adstringente)
  • 1 xícara (chá) de gelo picado
  • Açúcar a gosto (energético)

Modo de preparo
Prepare um chá com as folhas de boldo e 1/2 xícara (chá) da água. Deixe as folhas na água até esfriar totalmente. Retire as folhas, coloque o chá no liquidificador e bata com o restante dos ingredientes por 2 minutos. Coe e tome em seguida.

Dica: Caso não encontre Capim-limão, substitua por 5 folhas de hortelã.

Mais receitas de sucos, clique aqui!

Consultoria: Gabriela Mendes, nutricionista do Portal Minha Vida

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você