Passar no vestibular pode ser uma montanha-russa de emoções, sem dúvida! Lidar com isso com elegância e manter a calma também não é a coisa mais fácil do mundo.
De acordo com uma pesquisa do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes da Organização para Cooperação para o Desenvolvimento Econômico, impressionantes 56% dos brasileiros estão no mesmo barco, sentindo a pressão daquela carga de estudos super pesada.
Mas não se preocupe, nós trouxemos algumas dicas do Augusto Jimenez, psicólogo da Minds Idiomas, para te ajudar a conciliar a loucura do vestibular e o seu bem-estar mental!
Relaxe e não se sinta culpado
Vivemos na era das redes sociais e eu sei que não fazer absolutamente nada é uma virada total no jogo para o seu cérebro. Sim, você ouviu certo! Equilibrar o tempo de estudo com algum relaxamento sem culpa é a chave. Então, depois de um dia de leitura, desfrute de pelo menos uma hora de descanso feliz. Lembre-se de que a criatividade floresce quando sua mente tem a chance de relaxar.
Agende seu horário de estudo
Crie uma programação organizada com suas horas de estudo escritas em cores fortes e brilhantes. Organizar sua semana e cumprir seus compromissos de tempo de estudo de repente se torna muito fácil. Além disso, você encontrará aqueles preciosos momentos livres para diversão ou relaxamento.
Esquadrão de suporte de mídia social
Adivinhe? Existem grupos incríveis administrados por estudantes onde você pode conversar sobre seus problemas no vestibular e nas aventuras na faculdade. Eles estão abertos a todos e, mesmo que você esteja muito ocupado, poderá encontrar toneladas de postagens e discussões que o ajudarão. Lembre-se de que lutar contra a ansiedade e a depressão não é brincadeira, e conectar-se com pessoas que passam pelas mesmas coisas pode mudar o jogo. Um desses grupos é a Frente Universitária de Saúde Mental. Foi criado em 2017 por alunos de faculdades públicas e privada.
Procure um psicólogo
Ei, saúde mental não significa apenas evitar problemas mentais sérios. É tudo uma questão de ser feliz e zen também! Então, se a ansiedade está lhe dando uma corrida pelo seu dinheiro ou você está travando uma batalha diária pela felicidade, procure um psicólogo. E ei, se sua carteira está leve, dê uma olhada nos serviços psicológicos gratuitos nas universidades. Eles protegem você!
Converse com professores e familiares
Os alunos costumam reclamar que seus professores não os entendem. Mas adivinhe? Os professores estão lá para apoiá-lo e podem detectar mudanças de atitude como um falcão. Portanto, se as coisas estiverem ficando difíceis, não hesite em entrar em contato com seus professores e envolver sua família na ação.