Longos e glamurosos, os vestidos de haute-couture são o sonho de consumo de qualquer mulher, não só pela elegância, mas por vestir a silhueta feminina de forma impecável. Se inspire nas tendências para as festas de fim de ano!
Braços e pernas de fora!
Decote frente única, tomara-que-caia e vestidos de um ombro só estão em alta para eventos formais ou não. O tamanho também está liberado. “Curtos ou longos, é só escolher o comprimento ideal para a estatura”, afirma Elizangela Gomes, professora da Escola de moda Sigbol Fashion. Com o império dos mínis, a mulherada tem apostado em exibir as pernas mesmo para ocasiões ultrachiques.
Mullets e cocktail dresses chegam para ficar
Os mullets dresses também vão estar na temporada acompanhado de transparências ou não. O estilo que causou na década de 90 chega repaginado e em diversos tamanhos. É possível encontrar até no corte de blusas, que aderem o visual curto na frente e comprido atrás.
O cocktail dress, consagrado por Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo também é uma opção elegante e que cabe em todas as ocasiões, desde que você não seja a personagem principal. Um pretinho básico de paetês foscos é uma peça tem-que-ter da estação. O modelo tubinho acinturado marcou presença no desfile de alta-costura de Stephane Rolland, com saias um pouco mais volumosas e também no estilo saia-lápis.
.
Transparência e fendas em alta
A moda do red carpet também inaugurou a grande queridinha das mulheres: as fendas laterais. Presente nos desfiles de Elie Saab, Gucci, Stella McCartney e Versace, a abertura profunda acompanhadas de recortes assimétricos vão fazer a cabeça das brasileiras, que adoram ficar mais sexy mesmo num modelito básico.
A fenda também pode ser vista em saias curtinhas, como uma leve abertura na sua barra. Outra alternativa para unir elegância e charme é apostar na transparência, consagradas com os desfiles de inverno da Chanel, Valentino e Givenchy.
.
De volta à era cinquentista
Em referência à Christian Dior e contrária à onda andrógina que conquistou a moda, as românticas podem apostar em cintura marcada e saias volumosas. A vibe dos anos 50 promete retomar o conceito do sensual, acrescido de pregas e drapeados nos decotes. Saias rodadas, estampas delicadas e cores claras completam o estilo lady like das passarelas.
Aposte: as cores que estão na moda vão do coral, azul turquesa, azul Klein (o famoso azul bic), goiaba, violeta, dourado e o preto, que nunca sai de moda.
Cortes e tecidos especiais
Nesta estação as rendas estão super in, assim como o tafetá, cetim e musseline. Ainda para vestidos de festa, Elizângela afirma que, além da modelagem acinturada, o estilo império, com recorte abaixo do busto e saia fluida (combinado com drapeados) serão os donos da vez! O corte trapézio, o famoso tubinho (coktail) e vestidos com camadas de babados também podem ser usados sem erro, que eles vão chegar para ficar.
.
Texto: Larissa Faria
Consultoria: Elizangela Gomes, professora da Escola de Moda Sigbol Fashion
Fotos: GettyImages
You must be logged in to post a comment Login