Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

Você Tem A Vida Inteira: conheça o livro nacional sobre HIV que conquistou o Jonathan de Queer Eye

Você Tem A Vida Inteira: conheça o livro nacional sobre HIV que conquistou o Jonathan de Queer Eye
Você Tem A Vida Inteira: conheça o livro nacional sobre HIV que conquistou o Jonathan de Queer Eye

Você já pensou em ler um livro com linguagem jovem que fale sobre HIV de maneira fácil e com uma história interessante por trás? É exatamente isso que Você Tem a Vida Inteira, de Lucas Rocha, faz.

A trama envolve 3 garotos: dois soropositivos (ou seja, que têm o vírus HIV) e outro que não tem, mas está inserido neste mundo. A história começa com Ian, que recebe o resultado positivo do teste de HIV. No centro de tratamento onde fez o exame ele conhece Victor, cujo resultado foi negativo.

Victor ainda está irado com Henrique, o rapaz com quem está saindo, por ele ter contado que era soropositivo apenas depois que eles transaram – embora tenha se precavido e usado camisinha em todos os momentos.

Já Henrique está gostando de verdade de Victor e, por isso, tomou a decisão de se abrir sobre o HIV. Suas experiências anteriores no assunto não foram muito boas, e ele ainda reluta em acreditar que possa amar alguém de novo. Por meio destes três personagens, ele narra os medos, as esperanças e o preconceito sofrido por quem vive com HIV.

A história é recheada de referências POP (alguns personagens amam Game of Thrones e Lady Gaga, por exemplo) e tem situações super comuns no dia-a-dia de qualquer jovem. E é essa vivência tão natural que aproxima o leitor da história e o faz pensar em como é, de fato, conviver com o HIV.

no exterior…

E o livro fez tanto sucesso que a editora, Galera Record, conseguiu fazer com que fosse traduzido para os Estados Unidos, com o nome Where We Fo From Here! E um dos leitores internacionais que amou a ideia foi Jonathan Van Ness. Sim, o queridinho de Queer Eye!

O ator revelou, em 2019, que é soropositivo e comentou que o livro traz “uma história sobre amizade, amor e autoaceitação, e vai fazer você considerar o quão longe chegamos – e quanto mais ainda precisamos avançar no combate ao estigma do HIV“.

o que o o livro tem de diferente?

A todateen conversou com Rafaella Machado, editora-executiva da Galera Record. Ela contou que a primeira impressão que teve quando leu o livro é que ele era muito original: “Era muito diferente dos outros livros jovens que eu já tinha entrado em contato. Não só por causa da temática de HIV, mas pelo jeito que ele faz essa abordagem”.

E, realmente, Você Tem a Vida Inteira, mostra como as pessoas podem levar uma vida normal, mas vai além disso, e coloca a amizade como um plano fundamental. “É através da amizade que eles vão desconstruindo o preconceito”.

Rafaella ainda comenta que aprendeu muito com o livro: “Eu não tinha noção de como o Brasil era uma referência no contenção do vírus e de que esse era um tratamento gratuito”.

Muito legal, né?

Mais notícias para você

Entretenimento

O mundo mudou muito de uns tempos para cá. Faz apenas alguns anos que voltamos a falar diretamente sobre feminismo e debater novas pautas....

Comportamento

Todos nós sabemos que a capa é, sim, a porta de entrada para um livro. “O design gráfico do livro é muito importante. A...

Entretenimento

A editora-executiva da Galera Record, Rafaella Machado, anunciou em seu Instagram o lançamento do novo livro de Angie Thomas, a autora jovem mais popular...

Comportamento

E estamos ~finalmente~ em 2021! Ano novo é sempre sinônimo de se reinventar, de se organizar para os próximos doze meses e, principalmente, de...