Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Xô, neura! Como não deixar que as neuras da adolescência tomem conta da sua vida

Dicas para lidar com as tensões da adolescência de uma maneira bem menos estressante!

Xô, neura! Como não deixar que as neuras da adolescência tomem conta da sua vida

Foto: Thinkstock/GettyImages

Seios pequenos; seios grandes demais; espinhas pelo rosto; cabelo crespo ou muito liso; “sou gorda”; “sou magrela”; “sou muito alta”; “sou uma nanica”… Nossa, quanta neura! Ser adolescente não é nada fácil, ainda mais ser adolescente e mulher! Mas mantenha o controle, pois tudo isso é passageiro. Viver essa idade é estar em constantes mudanças, mas acredite: você pode passar por todas elas de uma maneira bem menos estressante!

Fazer comparações só piora

Olhar-se no espelho e se comparar com a modelo que tem o corpo mais perfeito do mundo ou a atriz dona de um cabelo nível propaganda de xampu é pedir pra ficar deprê mesmo. Celebridades são lindas, mas elas não nasceram tão maravilhosas assim, não. O que rola é que as celebs têm personal stylist, maquiador, cabeleireiro e mais um tantão de gente pra ajudá-las a ficarem lindonas. Afinal, faz parte do trabalho delas estar impecável. Outro detalhe que não dá pra deixar passar é que, depois de toda a produção, sempre rola um retoque no Photoshop, que salva qualquer um de olheiras, espinhas, frizz e cia.

#Ficadica: os gostos de cada um variam super. É só olhar em volta para perceber que existem casais bem variados. Por isso, liberte-se desses padrões de beleza impossíveis de atingir (a não ser que você tenha um time de profissionais pra transformá-la numa top) e aprenda a gostar de você do jeitinho que está agora.

Tenha noção de que seu corpo está mudando

Ser adolescente é uma fase de loucura, principalmente quando diz respeito ao corpo. Isso porque tudo muda muito rápido. Pra você ter uma ideia, na faixa dos 12 anos, uma menina pode crescer de oito a nove centímetros em um único ano! Por isso, sentir-se meio desajeitada é supernormal… Lembre-se de que esse período de confusão pelo qual seu corpo passa acontece com todas as outras meninas da sua idade e siga em frente. Logo, logo tudo se estabiliza!

#Ficadica: é bem comum você achar que está engordando de repente por conta de um acúmulo extra de gordura no bumbum e nas coxas. Não se desespere porque essa gordura é a responsável pelos contornos que seu corpo vai ganhar, mais femininos, diga-se de passagem. São as tais curvas tipo violão que toda mulher tem, por isso não vale se desesperar.

Não faça loucuras em nome da beleza

Vestir uma calça jeans e sentir um pneuzinho saltando na cintura é chato, ok. Mas resolver passar um dia todo só com uma folha de alface por conta disso é se maltratar demais. Se você engordou (e não curtiu), faça a coisa certa: exercícios + uma dieta receitada pelo seu nutricionista. Caso contrário, seu corpo sente.

#Ficadica: não há nenhuma prova científica de que um regime provoque deprê. Mas já é certeza de que algumas substâncias causam a sensação de bem-estar, como o aminoácido triptofano, um dos responsáveis pelo bom funcionamento do sistema nervoso (encontrados em ovos, carnes magras e peixes). Além disso, a falta de vitaminas do complexo B provoca alterações emocionais. Então, não se esqueça: você precisa de uma alimentação balanceada. Sem doideira.

TPM, meu amor

Essa chatinha da tensão pré-menstrual (TPM) deixa qualquer uma com a autoestima meio baixa mesmo. Afinal, nesse período há boas chances de você ficar inchada, com prisão de ventre, cheia de espinhas e com dor de cabeça. Sem contar a irritabilidade, a deprê, as alterações no apetite e a vontade de chorar que vem do nada.

Ainda não se sabe certinho a causa da TPM, mas é certo que uma dieta equilibrada e rica em vitamina B6 (encontrada em cereais, banana, batata, leguminosas, leite, vegetais verde-escuros, ovos, abacaxi, abacate, atum, etc.) e exercícios físicos feitos com frequência melhoram bastante os sintomas. Moral da história: toda vez que você se achar feia, pense duas vezes se essa sensação não foi causada por um dos itens acima. Se foi, siga as dicas pra voltar a ficar bem com você mesma!

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você