5 maneiras de lidar com a timidez

Sofre com a timidez? Veja como tentar amenizar esse problema

5 passos para lidar com a timidez
Foto: Shutterstock

Timidez é um assunto sério e que vai além de uma simples vergonha e está bastante relacionada com a insegurança. “Embora não seja considerada uma doença, sob o ponto de vista clínico, ela é um problema de segurança emocional”, explica a psicoterapeuta Maura de Albanesi. Claro que lidar com a timidez não é fácil, mas é um tarefa para se praticar diariamente.

Giphy

Confira 5 passos para lidar com a timidez

Timidez x mundo

Pessoas tímidas tendem a considerar o mundo ao seu redor como uma espécie de inimigo e essa é uma das primeiras coisas a tentar mudar em seu pensamento. “O mundo não é seu inimigo. Por mais que você ache que sim, as pessoas não estão ali para te atacar ou ridicularizar. Elas buscam trocas.” Claro que existem pessoas ruins por aí, como aquelas que praticam bullying. Mas, ao mesmo tempo, existem outros que querem o seu bem. Que tal começar a buscar isso nas pessoas que sente confiança?

Existem outras pessoas no mundo

Giphy

De acordo com a psicoterapeuta, um dos grandes problemas da pessoa tímida é de achar que, ao entrar em um lugar, ela será o centro das atenções e tudo o que ela fizer, qualquer mínimo detalhe, será reparado por todos ali presentes. Muitas vezes, isso é a impressão de achar que a qualquer momento passará por algo constrangedor. Mas a dica é sempre relaxar e entender que isso, na verdade, é total a sua insegurança.

Imperfeição é ok!

O que seria de qualquer garota sem os seus defeitos e qualidades? É isso o que a torna tão especial. Então, nada de exigir completa perfeição de você mesma e até buscar ser alguém que não é! “Você não precisa ser a melhor, basta ser você mesma, o que já é excepcionalmente incrível”, conta Maura. O processo de se aceitar é longo e nem sempre fácil, mas é legal tentar praticá-lo todos os dias.

Ser diferente é normal

“Normalmente, a tímida se espelha em quem quer ser. E isso não gera o menor interesse. O belo da vida e das pessoas são as características individualizadas”, ou seja, é legal se inspirar em alguém que admira, seja a sua volta ou até mesmo famoso, mas valorizar o que você tem de melhor é um passo e tanto.

Fale, sim!

Giphy

Trabalhe o seu medo de falar, se abrir ou dar uma opinião. Aliás, trabalhe junto o medo que você tem da reação das pessoas, do que elas irão pensar ou como agirão de acordo com o que você tem a dizer. Muitas vezes, a ideia que você tem de como os outros vão se comportar a sua volta é algo muito mais da imaginação do real.

Agora que você já sabe lidar com a timidez, faça o teste e descubra se você é tímida demais:

Consultoria:  Maura de Albanesi, psicoterapeuta

 

Os comentários estão desativados.

Próxima notícia