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Pele exausta? 7 dicas para dar aquele “up”

Crédito: Shutterstock

É quase impossível dizer que estamos relaxadas, né? Nem mesmo para quem está no famoso home office. Em tese, ficar em casa seria maravilhoso, mas isso nem sempre acontece.

No entanto, ainda que a sensação de exaustão seja um efeito colateral inevitável na vida moderna, o impacto na pele pode ser sentido de forma que fica difícil esconder as alterações. “Olheiras, inchaço, pele sem viço e desidratada são as características mais comuns”, afirma a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética.

“Mesmo sem tomar sol, por conta do isolamento, as pessoas sofrem com a ansiedade, o que pode ser descontado em uma alimentação menos nutritiva e mais cheia de doces e guloseimas, o que piora a qualidade da pele. Além disso, o sono prejudicado também contribui para esse efeito de parecer exausta”, completa.

E o que fazer para espantar a cara de cansada?

Dica de ouro! Invista na poderosa Vitamina C. De acordo com Roberta, o antioxidante é fundamental para a pele. Internamente, trabalha para apoiar o sistema imunológico, aumentar a absorção de ferro e reduzir os sinais de cansaço.

Assim que acordar, lave o rosto com água fria e sabonete específico para o seu tipo de pele. “Dê preferência a sabonetes suaves com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila, erva doce, hamamélis e calêndula. Eles vão ajudar na diminuição do edema”, afirma.

Use água termal gelada. Um dos grandes benefícios em ter água termal é a sua versatilidade. E ela pode ajudar a desinchar a pele se, na noite anterior, você deixar a embalagem do produto com ativos calmantes na geladeira. “Logo após lavar o rosto, borrife em toda a face. A temperatura fria do produto refresca e descongestiona a pele”, explica.

Quem não tem o costume de usar um creme para a área dos olhos, é bom incluir esse item na rotina de beleza, afinal, a pele mais fininha do nosso corpo merece o cuidado diário. “A área dos olhos é uma das que mais sofre com a aparência cansada. Por isso, tratá-la diariamente é fundamental. Uma boa pedida são produtos com Vitamina K, cafeína e Meiyanol, que diminui a inflamação e as olheiras”, comenta.

Água? Muita! Consuma menos sódio.

Estar em casa o dia todo não pode ser desculpa para ingerir menos que dois litros de água por dia, pois isso é essencial para desinchar o corpo todo, afinal o inchaço entrega o cansaço. “Água de coco e chá verde também são opções. Mas, lembre-se sempre de controlar a quantidade de sódio nas refeições, pois ele colabora para a retenção de líquido e piora o inchaço, as olheiras e ajuda a piorar o aspecto da pele. Fique de olho em sucos de caixinha, que também têm muito sódio”, afirma a médica.

De olho na posição de dormir. Parece bobeira, mas deitar de bruços é a opção que mais favorece o inchaço matinal do rosto. Por isso, se possível, eleve a cabeça com mais de um travesseiro e durma de barriga para cima. Isso favorece a circulação nessa região.

Por fim, mas não menos importante: atividade física e alimentação equilibrada. Mesmo em casa, é necessário arrumar um tempinho para a sua atividade física durante o dia – e de preferência de manhã, pois esse estímulo ajudará na oxigenação dos tecidos. “Também é necessário investir em uma dieta equilibrada, com carboidratos de boa qualidade e integrais, alimentos ricos em proteína e gorduras do bem. Lembre-se de consumir frutas, legumes e vegetais, pois melhoram a eliminação de toxinas”, finaliza a médica.

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