14 fatos que seu dermatologista gostaria que você soubesse sobre espinhas

Tudo o que você precisa saber para ter uma pele supersaudável!

Menina no dermatologista
Foto: iStock

As espinhas incomodam super a gente e, para resolver o problema, muitas pessoas acabam recorrendo a receitas caseiras, ditados populares ou indicações de amigos, familiares ou qualquer outra pessoa que não seja um especialista no assunto. Mas, é muito importante tratar direitinho a acne para não estragar a pele, ok? Por isso, só dá para confiar no dermatologista!

Resultado de imagem para gif menina pele

Chegou a hora de levar o problema a sério, né?

14 fatos que seu dermatologista gostaria que você soubesse sobre espinhas:

1. O nervosismo piora a acne

O estresse pode ser um dos causadores ou agravantes da acne. Isso porque ele aumenta a produção de cortisol e outros hormônios que estimulam ainda mais as glândulas sebáceas. Por isso, a dermatologista Luiza Guedes aconselha: “quando você sentir que vão pintar momentos de preocupação, estresse ou ansiedade, dobre os cuidados com a pele”.

2. Espremer espinhas só piora a situação

Ao espremer espinhas, você pode aumentar o número de bactérias na região, além de piorar a inflamação. Com isso, além de não resolver o problema, você piara a aparência da acne e contribui para o surgimento de novas espinhas. Existem bastões e corretivos secativos que podem ser usados ao invés de espremer as espinhas. Depois, um pouco de pó e uma maquiagem bem-feita vão disfarçar esse probleminha!

Resultado de imagem para gif kardashian

Chega de fazer besteiras quando o assunto é espinhas!

3. Sua pele reflete sua alimentação

Alguns hábitos alimentares podem favorecer o aparecimento de espinhas. O ideal é ter uma alimentação balanceada e evitar comidas gordurosas, como doces e frituras. O consumo excessivo de leite também tem chances de prejudicar. “Estudos comprovam que alguns alimentos podem piorar a acne devido ao seu alto índice glicídico e por terem leite em sua composição”, afirma a dermatologista Renata Ralha.

4. Não usar protetor solar pode causar manchas na pele

Essa dica vale para todo mundo, mas é especial para quem tem acne porque as espinhas podem se tornar manchas que são muito difíceis de desaparecer. Vale também para quem tem acne nas costas! Procure protetores solares específicos para quem tem pele oleosa, assim você evita aquele aspecto gorduroso que alguns produtos acabam deixando.

5. Limpeza é a principal arma para acabar com a acne

“As espinhas surgem com o aumento da secreção de sebo produzida pelas glândulas sebáceas, onde se desenvolve a bactéria causadora da acne”, explica a dermatologista Maria Kotzias. Por isso, faça a higienização da pele uma ou duas vezes por dia com o uso de sabonetes específicos para acne e pele oleosa. E, mais uma vez, opte sempre por produtos para pele com acne e livres de óleo (assim não entope mais os poros).

Imagem relacionada

Adeus, poros obstruídos!

6. Nem todo mundo pode fazer limpeza de pele

Uma limpeza de pele malfeita pode prejudicar seu rosto para sempre! Por isso, sempre vá a profissionais de sua confiança. O ideal é procurar um médico primeiro para avaliar qual o seu caso. Segundo o dermatologista Fernando Bezerra, o método não é indicado para quem possui espinhas inflamadas, por exemplo.

7. Ter um bom profissional para te ajudar é essencial

É recomendável procurar um dermatologista antes de praticar qualquer tratamento. Somente um profissional da área vai saber identificar o tratamento perfeito para o seu tipo de pele. Nada de usar remédios sem orientação médica ou fórmulas caseiras, ok? Isso pode acabar piorando as coisas e fazendo mal a sua saúde!

8. Acne não é contagiosa

Muitas pessoas têm preconceito contra quem tem muitas espinhas, mas, a acne não é contagiosa e pele com acne não é sinal de pele suja, apesar do aspecto gorduroso. Existem diversos fatores que causam espinhas, como problemas hormonais, que não estão nem de longe relacionados à sujeira.

Resultado de imagem para gif thats ok

Vamos parar de julgar o amiguinho que tem espinhas?

9. Dá para secar espinhas com produtos específicos

Existem muitos ditados populares sobre secar espinhas. Passar pasta de dente no rosto, por exemplo, realmente seca espinha, mas não é legal usar por ter substâncias químicas que não são ideais para a pele. Vale a pena investir em géis, bastões ou corretivos secativos para as situações de emergência.

10. Esfoliação sempre!

Fazer esfoliação uma ou duas vezes na semana e usar sabonetes antiacne vai ajudar a retirar as células mortas da sua pele e desobstruir os poros. Por isso, invista em um bom produto esfoliante adequado ao seu tipo de pele. Buchas naturais também são ótimas nesta missão!

11. Na TPM o cuidado deve ser redobrado

Na época da menstruação, o surgimento de espinhas tende a aumentar em algumas meninas. Os hormônios são os culpados pela existência da acne e, em alguns casos, a ingestão de doces também pode agravar a situação. A melhor opção é redobrar os cuidados nesta época e ir a um dermatologista, assim ele pode descobrir se a causa é mesmo hormonal e indicar o medicamento adequado.

Resultado de imagem para gif girl skin

Segura esse cronograma de cuidados com a pele, miga!

12. No calor a pele fica mais oleosa

No calor, nós transpiramos mais e, por isso, nossa pele fica mais oleosa que o normal (redobre os cuidados!). Já no inverno, a pele fica mais ressecada, mas isso não significa que não há oleosidade. A estação mais fria é ideal para tratamentos de pele justamente porque ficamos menos expostos ao sol e a altas temperaturas.

13. O excesso de make pode deixar a sua pele mais oleosa

Os produtos de maquiagem são grandes vilões quando o assunto é obstruir os poros. Por isso, nunca fique muitas horas com a make na pele (dormir com ela então, jamais!). Procurar por produtos para pele oleosa também são uma ótima pedida. Além disso, você pode usar tônicos pré e pós make.

Resultado de imagem para gif tirar maquiagem

Vamos maneirar?

14. Tem que hidratar a pele sempre!

Quem tem pele oleosa e sofre com acne tem o costume de dar menos atenção à hidratação da pele. Esse é um problema que, ao invés de ajudar, pode piorar ainda mais o aparecimento de cravos e espinhas. Use hidratantes específicos para a pele oleosa, pois eles controlam o excesso de oleosidade e amenizam a agressão produzida pelos produtos anti-acnes.

Agora que você sabe todas as dicas de dermatologista, veja alguns produtos baratinhos para quem tem acne:


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *