moça fazendo contas com papel, caneta e calculadora
Foto: Shutterstock Images

Profissão: o que faz alguém formado em ciências contábeis?

Adora números, cálculos e teorias matemáticas? Esta é a profissão certa pra você!

Se você tem dúvidas sobre o que irá aprender no curso de ciências contábeis, então precisa ficar ligada! O curso não é dos mais concorridos, mas você precisa ter um pouquinho de afinidade com as contas. Confira:

O curso

Para se sair bem na faculdade de ciências contábeis, você não pode faltar às aulas presenciais e também deve fazer os trabalhos e avaliações propostas pelo professor. Uma dica é se envolver com atividades extracurriculares, tipo jornadas e seminários sobre temas relacionados à carreira que você escolheu.

As principais atividades

A rotina da profissional de contabilidade depende da sua área de atuação. Ela pode variar entre trabalhos mais flexíveis – dedicados à consultoria – até aqueles com horário fixo e fazendo prestação de serviços ou sendo gestora do próprio negócio. Além de atividades ligadas ao cálculo de seguros, previdência social, administração ou auditoria em empresas.

ciências contábeis

Foto: Shutterstock Images

No caminho certo

“Assim como em todas as profissões, atualizar-se é indispensável”, afirma Edson Rogerio Cordeiro, coordenador do curso de ciências contábeis da Universidade Anhanguera, de São Paulo (Unidade Marte). A familiaridade com números, cálculos e noções de organização também faz diferença. Por outro lado, falta de energia não combina com esta profissional. “Vi que era uma área que estava crescendo muito e que não me faltaria trabalho. Desde então, adoro o que eu faço”, destaca José Ribamar de Brito, estudante do curso.

Oportunidades

“A contabilidade se tornou essencial no mercado de trabalho para interpretar números e dados do dia a dia das empresas”, explica o coordenador. Essa importância é algo compatível com o que José espera encontrar. “Vejo oportunidades, um bom salário e uma profissão respeitada!”, comemora.

Texto: Carolina Firmino

LEIA TAMBÉM:

Próxima notícia