pés do casal, um ao lado do outro, em posição de beijo
Foto: Shutterstock

Psicóloga ajuda você a saber se é a hora certa para transar

Tem certeza de que você está pronta?

Não tem jeito: a primeira transa é sempre um momento marcante na vida de qualquer garota. Provavelmente até os mínimos detalhes vão ficar gravados na sua memória mesmo depois de vários anos… Então, já que isso vai marcar tanto, o melhor a fazer é garantir que essa será uma lembrança feliz, concorda?

Será que tá na sua hora, miga? – Giphy

Por que você quer transar?

Essa é a pergunta-chave que você precisa fazer a si mesma. Esqueça o seu namorado (ou o seu ficante, se for o caso) e o tanto que ele quer que isso aconteça, essa decisão tem que partir única e exclusivamente de você. Meninos muitas vezes são estimulados a iniciar a vida sexual cedo, mas isso não quer dizer que você precisa seguir esse ritmo, afinal, se ele realmente te ama, respeitará o seu tempo. “O momento certo é quando você decide sozinha, sem se deixar levar pela pressão do namorado”, aconselha a psicóloga Olga Inês Tessari.

“Todas as minhas amigas já transaram, menos eu”

Quando suas amigas já transaram e você ainda não, é comum se sentir uma extra-terrestre no meio de tanto assunto desconhecido. Porém, fazer sexo só pra ficar enturmada não tem nada a ver! Mesmo porque, cada um tem seu tempo e se alguma coisa der errada por você não estar segura o suficiente para transar, são só você e o garoto que vão arcar com as consequências. “Muitas meninas transam para não ficarem com a fama de criancinhas e para se sentirem aprovadas pelo grupo. Mas, para não frustrar suas expectativas, o ideal é não se deixar pressionar e fazer sexo apenas quando sentir o desejo de verdade”, diz Olga.

Enquanto isso, tá valendo:

Aproveite a experiência das suas amigas para tirar dúvidas e tenha certeza de que o garoto gosta e se importa com você de verdade para não ter frustrações depois. Aprender direitinho como se prevenir de DSTs e de uma gravidez indesejada (muitos não sabem, mas só a camisinha protege dos dois ao mesmo tempo!) também é muito importante para que você inicie uma vida sexual saudável e feliz.

Consultoria: Olga Inês Tessari

LEIA TAMBÉM

 

Próxima notícia