Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Sororidade: entenda o que é e veja dicas para acabar com a rivalidade feminina

É comum nos depararmos com a rivalidade feminina, bora aprender a acabar com isso?

sororidade
Foto: iStock

O que não falta é bafafá e tretas no mundo das celebs. E a rixa entre garotas, infelizmente, sempre aparece por aí: Taylor Swift e Katy Perry, Chloe Moretz e Khloe Kardashian, entre outras. No entanto, toda essa rivalidade feminina só faz mal para a gente e é algo muito maior do que pensamos ser. Bora ouvir um pouquinho da palavra do feminismo sobre o tema e entender melhor a tal da sororidade?

Effy-e-katty

Quem nunca pegou ranço de alguma menina sem nem saber ao certo o motivo que atire a primeira pedra

A sororidade é um termo feminista para a busca pela união entre as mulheres e o combate a essa hostilidade entre garotas que aprendemos desde pequenininhas. Ou seja, é um meio de ir contra o estereótipo de que as mulheres devem competir entre si. Sabe aquele lance de nos compararmos umas com as outras e julgar outras garotas? Isso é algo ensinado socialmente e só faz mal para nós mesmas e para outras mulheres!

A questão é que isso tem tudo a ver com o machismo. A ideia de que as mulheres devem se “odiar” nos enfraquece. E é aí que a sororidade aparece. Todas nós sabemos como é ser mulher, conhecemos as cobranças, os preconceitos, os sofrimentos pelos quais passamos; e essa união é uma forma de demonstrarmos umas às outras que estamos juntas e podemos nos apoiar umas nas outras.

abraço-uniao-meninas

Bora praticar a sororidade, mana!

Por isso, antes de comprar uma briga é legal refletir sobre os motivos do que está acontecendo. É válido se colocar no lugar do que a mana está passando; às vezes, isso não está tão longe da nossa própria realidade. Entenda: isso não quer dizer que você nunca deve ter conflitos com outras garotas, afinal, cada pessoa tem suas características próprias e é normal existir atrito vez ou outra, mas, para isso, tem que ter um motivo real.

O que a sororidade quer extinguir, na verdade, são aqueles ranços gratuitos que temos umas com as outras apenas por nos vermos como rivais. Sabe aquele lance de querer agradar os meninos e acabarmos competindo umas com as outras para ver quem é a mais desejada, a mais bonita, a mais interessante? É isso que tem que acabar! Afinal de contas, se nós não nos entendermos e nos ajudarmos, quem é que vai?

Resultado de imagem para i respect you gif

“É tudo uma questão de respeito”

Todo esse lance de se colocar no lugar da outra garota tem um nome: empatia. E essa empatia se dá justamente do fato de serem mulheres e entenderem o que é ser mulher no mundo em que vivemos. Você não precisa concordar com tudo o que a outra garota faz, nem gostar dela, mas que tal respeitá-la como mulher?

Diante disso, para entender melhor ainda a sororidade, vale lembrar o vídeo da campanha Together Women Can, que traz algumas celebridades como Selena Gomez e Emma Watson falando sobre figuras femininas que as inspiram. O objetivo é mostrar às mulheres o poder que elas têm quando apoiam umas às outra. Confira:

Agora que você já sabe o que é sororidade, aproveite e entenda o que é machismo e relacionamentos abusivos:

E aí, partiu combater o machismo e praticar a sororidade?

Texto: Gabriela Silva de Carvalho e Giovanna Castro

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.