Saiba tudo sobre Fanfic!
Foto: Melina Souza

Saiba tudo sobre: Fanfic!

Saiba tudo sobre o gênero da fanfic!

O QUE É?

Fanfic é a abreviação do termo fan fiction, que significa “ficção criada por fãs”. Esse termo também pode ser abreviado para Fic.

São contos ou romances escritos por terceiros. Esses textos não fazem parte do enredo oficial das histórias das quais são referenciadas.

Elas podem ser baseadas em animes, séries, mangás, livros, filmes ou história em quadrinhos. Os autores dessas fics são chamados de fictioners.

Eles, por sua vez, geralmente se reúnem dentro de um fandom – palavra de origem inglesa (Fan Kingdom), que se refere ao conjunto de fãs de um determinado programa da televisão, pessoa ou fenômeno em particular – através de redes sociais e fóruns de discussão para debater sobre o tema em questão e conhecer pessoas com esse interesse em comum.

TIPOS DE FANFIC

Existem diversos “tipos” de fanfic, que variam de acordo com os temas, as personagens e outros fatores, como por exemplo: abordar temas como nudez e drogas, o tempo em que  ela se passa, e até mesmo, o fato de o casal escolhido ser o mesmo da história original, ou não.

As mais comuns são:

U.A. (Universo Alternativo) – Quando a fanfic se passa em um mundo diferente do criado pelo(a) autor(a) original.

Mary Sue – Esse estilo é um pouco mais fofo e meigo. Ele costuma aparecer em forma de conto, romance ou novela, sempre com uma boa carga dramática.

DarkficFanfic com cenas mais depressivas, atmosferas sombrias e situações angustiantes.

Deathfic – Neste tipo de fic, as personagens principais morrem.

Fluff y Warm and Fuzzy Feeling (WAFF) – São românticas histórias com finais felizes, que visam induzir este tipo de sensação confortante nos seus leitores.

Cannon – Segue o “Cânone”. Refere-se a fanfics que seguem fielmente a história, principalmente casais.

Fannon – Indica a presença de ideias já propagadas em outras fanfics e que se tornaram tão populares quanto a obra original.

R.A. (Realidade Alternativa) – Quando a fanfiction se passa com os mesmos personagens e locais criados pelo (a) autor (a) original, porém, um ou mais fatos mudam.

O.C. (Original Character) – É quando a fic possui algum personagem criado pelo autor da fanfic.

O.O.C. (Out of Character) – Quando o personagem age de forma diferente do habitual.

P.O.V. (Point of View – Ponto de Vista) – Indica de quem é o ponto de vista da cena, ou seja, quem a narra. Pode ser um personagem principal ou secundário.

T.W.T. (Time? What time?) – Fora da linha temporal. Não tem tempo cronológico. O personagem conta do passado e volta para o futuro, assim sucessivamente.

Existem outros diversos tipos, com certeza um deles irá definir exatamente a temática que você escolher para a sua fanfic!

CLASSIFICAÇÃO

G (Livre ou K/K+) Fic liberada para todas as idades. O site Fiction Ratings subdivide esta classificação em duas categorias: K e K+.
K Conteúdo livre de qualquer linguagem grosseira, violência e temas adultos.
K+ Conteúdo com menor grau de violência, insinuações de linguagem grosseira e ausência de temas adultos, recomendável para crianças maiores de 9 anos.
PG-13 (NC-13 ou T) Não recomendável para menores de treze anos por conter alguma violência, linguagem levemente grosseira, e sugestão de temas adultos. Cenas leves.
PG-15 (PG ou NC-15) Não recomendável para menores de quinze anos por conter cenas de violência, linguagem grosseira e temas adultos leves. Cenas estilo médio.
PG-17 (NC-17, M/MA ou R) Não recomendável para menores de dezessete anos por conter cenas de descrição explicita de violência, uso liberado de forte linguagem grosseira, e temas adultos tratados de modo detalhado e explícito. Cenas fortes.
Hentai (ou R-18) Contém cenas de sexo,não recomendado para menores de 18 anos.

Quer aprender inglês de uma forma divertida? A FISK te ajuda! Dá o play em Take Your Chance:

Próxima notícia