Sua ansiedade é doença? Entenda os sinais!

Vem entender com a ajuda do psico!

Sua ansiedade é doença? Menina triste deitada no sofá
Foto: Getty Images

A ansiedade é um tema muito falado, né, miga? Mas a verdade é que nem sempre ele é usado do jeito correto. Você sabia que existe diferença entre ansiedade e transtorno de ansiedade? Pois é! O primeiro indica a ansiedade normal, aquela que sentimos quando temos uma prova ou evento importante para ir. Já o segundo, indica algo mais sério: “A ansiedade é um estado em que a pessoa sente um medo, receio, apreensão, angústia e pensamentos negativos relacionados ao futuro. Mas isso sem uma base que justifique o medo”, explica o psicólogo Yuri Busin. Você está na dúvida se sua ansiedade é doença? Vem entender os sinais!

Giphy

A confusão

É comum confundir o que é ansiedade e, segundo o psicólogo, isso é causado por usarmos o termo para tudo. Mas é preciso entender que é muito comum sentir ansiedade em algumas situações, “porém, quando isso se torna algo constante, é interessante ir buscar ajuda de um profissional”, explica Yuri.

Sua ansiedade é doença?

Estômago irritado

Infelizmente, o transtorno de ansiedade não afeta apenas nossos pensamentos. É muito comum ter sintomas físicos também. Não é à toa que, muitas vezes, você pode sentir azia, ânsia de vômito, cólicas e enjoos e, mesmo indo ao gastro, não encontram um motivo. Sim, pode ser a ansiedade.

Aumento do suor

Ondas de calor e de frio são muito comuns durante crises de ansiedade. E isso, muitas vezes, pode ser causado pelo nervoso gerado pela mesma. Se isso estiver acontecendo com frequência, é melhor procurar um médico.

Dor ou aperto no peito

Giphy

Seus exames estão todos ok, mas constantemente você sente seu peito apertado ou dolorido. Já chegou até a sentir seu coração disparado. Se está tudo certo com seu coração, os sintomas podem estar ligados a ansiedade.

Sensação de fraqueza ou cansaço

Vontade de sair da cama? Zero! A sensação de cansaço e fraqueza, mesmo tendo descansado muito, é recorrente por aí? Talvez seja importante procurar ajuda.

Descontrole de pensamentos

Você pode tentar o quanto puder, mudar o foco, tentar dormir, mas não consegue mudar seus pensamentos. Eles insistem em focar naquilo que te deixa ansiosa. A falta de controle dos pensamentos pode indicar transtorno de ansiedade.

Medo constante

O medo e o nervoso assombram você constantemente? Esse sentimento pode ser alarmante! Um estudo publicado em 2008 pelo Depression and Anxiety relata que quem sofre com ansiedade tem uma resposta mais alarmante, principalmente em situações mentalmente estressantes. Ou seja, você costuma entrar em pânico nas menores das situações.

Problemas para dormir

Giphy

Deitar na cama e ser inundado por pensamentos é algo que acontece com muita gente, mas, para os ansiosos, isso costuma ser muito pior. Por não ter controle dos pensamentos, é comum que o sono vá embora e você seja dominado pela insônia. Sem contar que algumas pesquisas também indicam que a falta de sono também pode levar a crises de ansiedade.

Geral te irrita

Você anda irritadinha e pronta para tretas? Vale ficar alerta. É totalmente normal ter alguém específico que costuma te tirar do sério, mas não é nada ok ter a sensação de que está sempre prestes a explodir. Estar impaciente, irritado com facilidade, sentindo raiva, ódio e desejo de vingança pode ser comum em quem tem transtorno de ansiedade.

Sensação de que algo ruim vai acontecer

Você vive inundada de pensamentos catastróficos, sempre pensando que algo ruim vai acontecer a qualquer momento. Pensamentos como “eu nunca vou conseguir”, “isso é muito ruim”, “estou com problemas” e muitos outros podem ser comuns.

Atenção!

Se você se identificou com um ou mais sintomas, é hora de procurar ajuda. Se sua ansiedade é doença, o primeiro passo é falar com um responsável, para que ele possa ajudá-la a encontrar um profissional. Psicólogos e psiquiatras podem ajudá-la a melhorar.

 


 

Os comentários estão desativados.