“Qual o tamanho certo de sutiã pra mim?”, saiba tudo sobre o tema!

De quebra, opções lindas pra usar!

Duas meninas na cama de calcinha e sutiã
Foto: Tony Anderson/Getty Images

Quando nosso corpo começa a se desenvolver, logo aparece alguém dizendo que precisamos usar sutiã. Precisamos mesmo? O que acontece se não usarmos? Conversamos com a ginecologista Flávia Tarabini e ela explicou várias coisas!

Sutiã: tire suas dúvidas!

Qual o tamanho certo pra mim?
Para qualquer tamanho de seios, é essencial que o sutiã não cause desconforto de nenhuma forma, caso contrário, isso pode trazer problemas: “Se o sutiã for maior que o necessário, não fornecerá o suporte apropriado, gerando desconforto pelo peso das mamas. E se for menor, ou muito apertado, pode causar dor nas costas, ombros e tórax, por comprimir os seios. Isso sem falar na estrutura metálica do sutiã, que se estiver muito justa, vai machucar a pele”. Então, o importante é usar um sutiã confortável e que comporte as mamas. Quanto maior os seios, mais larga deve ser a alça do sutiã, e ele nunca deve ficar apertado, nem frouxo demais.

Por que usamos?
Miga, na real, usar sutiã é um costume da nossa sociedade. Você é livre para fazer sua escolha de usar ou não. Mas, basicamente, o sutiã serve para dar sustentação às mamas, pois as mantém firmes junto ao tórax. Dependendo do tamanho dos seios, não usá-lo pode causar dores nas costas. É uma questão de escolha, mas se isso afetar sua saúde, a melhor opção é usar.

Opções lindas pra você!

As marcas, você encontra aqui, é só clicar no nome: Intuicion Deluxe, Diamantes Lingerie e Love Secret lingerie

Se eu não usar sutiã, o peito não cresce?
Isso é mito: “Não há dados com embasamento científico que estabeleçam essa associação entre o desenvolvimento e o uso de sutiãs”, explica a médica. Como explicamos antes, usar sutiã é uma escolha sua. O desenvolvimento do seu corpo vai rolar de qualquer forma.

Por que temos estrias nos seios?
Na adolescência, passamos pelo estirão de crescimento, o que faz com que nossa pele estique, e isso pode provocar estrias. Ou seja, elas são resultado da pele esticada. Se elas incomodam você, procure um dermatologista. Ele poderá avaliar seu caso e indicar o melhor tratamento para amenizá-las. Hidratantes podem ajudar bastante.

É normal ter um seio maior que o outro?
Segundo a médica, “é muito mais comum que o corpo seja assimétrico do que simétrico”. Viu só? Nosso corpo é todinho assimétrico, miga, inclusive os seios. Não há problema algum nisso. Desencane!

Pode usar o mesmo sutiã vários dias seguidos?
Sim, miga. Flávia explica que: “As mamas não tem micro-organismos, como a vagina, por exemplo, que demanda lavagem da calcinha após algumas horas de uso”. Então se você não notar mal-cheio ou sujeira na peça, não há problema. Só não vale passar muuuitos dias com o mesmo sutiã, ok? Fique atenta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próxima notícia