Ter ciúme é normal?
Foto: iStock

Ter ciúme é normal?

Tudo bem sentir, o importante é aprender a lidar com isso

Parece que alguns sentimentos – como o ciúme – só existem para encher o saco, né? Mas relaxa! Isso é supernormal e o que importa mesmo é tentar compreendê-lo. Vamos lá?

Giphy

Por quê?

O ciúme não é algo fácil de lidar e o motivo por trás disso é justamente a nossa dificuldade em compreender o que estamos vivendo e qual a maneira de superá-lo. Sentir ciúme é uma reação à insegurança e orgulho. Quem nunca achou que fosse ser deixada de lado pela best ou teve o ego abalado ao ver o namô ao lado dos migos? “O medo de ser excluída ou trocada gera insegurança e ciúme”, explica a psicóloga Tatiana Leite.

Todo mundo tem?

O ciúme é bem comum, mas não é por isso que geral sente. Lidar com isso é mais fácil para algumas pessoas. É normal conhecer alguém que não se incomoda tanto ao ver a miga fazendo outras amizades. O importante é lembrar que, se alguém não sente ciúme, não quer dizer que a pessoa não gosta. Só significa que ela tem mais facilidade em aceitar que você tem o total direito de passar um tempo com mais gente e que isso não vai afetar em nada a relação de vocês.

Um help com o ciúme

Como lidar?

O principal é não negar o que está sentindo e tentar entender o motivo disso. É fundamental se lembrar de que não somos donos de ninguém e, assim como queremos viver novas coisas, as pessoas que amamos também têm esse direito. Olhar para si mesma e procurar a razão do sentimento é o começo. E, claro, assim que compreender, falar sobre isso com a pessoa e ver o que ela acha.

Olha a dica!

“O ciúme, muitas vezes, é gerado pela comparação de relações”, explica a psicóloga. E é por isso que devemos sempre pensar em como nos sentimos e expor para que haja mudanças e melhoras nas nossas relações, viu!

Próxima notícia