Timidez aumenta a ansiedade? Entenda melhor sobre o assunto!

Entenda essa relação!

timidez aumenta a ansiedade
Foto: Reprodução/ Instagram

Ser adolescente, muitas vezes, envolve ser tímido também. Acontece, viu! E é mais comum do que você imagina. Adolescência é o momento em que você está se conhecendo mais, com o corpo em constantes mudanças (oi, espinhas! Oi, peitos!) e descobrindo o que gosta, sua personalidade, etc. Então, a timidez aumenta a ansiedade, sim!

Resultado de imagem para gif menina nervosa

Timidez aumenta a ansiedade e ansiedade aumenta a timidez. E agora, José?

Mas por que a timidez aumenta a ansiedade?

Quem é tímida sente vontade de agradar a todo mundo, tem medo de errar e, principalmente, de ser criticada, como se cada erro tomasse uma proporção bem maior. Desse jeito, fica difícil se sentir bem e escapar da ansiedade, né? Afinal, qualquer aparição em público é motivo de apreensão e cobrança para quem é tímido.

Resultado de imagem para gif menina nervosa

Para contornar isso, tente colocar cada erro no seu devido lugar. Por exemplo, se deu mal em uma prova, na próxima você recupera. Mandou uma mensagem errada para o crush? Miga, é só uma mensagem errada, basta corrigir ou mandar um “kkkkkkkkk”. Não é motivo pra perder o sono, ok?

Relaxe!

Opte por perder a necessidade de estar no controle de tudo o tempo inteiro. Ninguém tem esse poder. Ao invés de querer garantir que as coisas saiam do seu jeito, prepare-se para aceitar que a vida sempre surpreende. É mais fácil ser feliz assim. E também faz a vida ser mais divertida, com as surpresas pelo caminho.

Tem mais gente no mundo, miga

Agora, se você é tímida e ansiosa, dica para a vida: você não é o centro do mundo. Ou seja, as pessoas não estão olhando em sua direção 24 horas por dia esperando uma pisada de bola para criticá-la. Perder o medo de viver é o melhor remédio. Segue o baile!

Resultado de imagem para gif menina timida

Consultoria: Olga Inês Tessari, psicóloga e psicoterapeuta

Se a timidez aumenta a ansiedade, é hora de acabar já com ela com essas outras 5 dicas poderosíssimas:

Os comentários estão desativados.

Próxima notícia