Elenco de As vantagens de Ser Invisível
Foto: Divulgação

Timidez aumenta a ansiedade?

Entenda essa relação!

Ser adolescente, muitas vezes, envolve ser tímido também. Acontece, viu! E é mais comum do que você imagina. Adolescência é o momento em que você está se conhecendo mais, com o corpo em constantes mudanças (oi, espinhas! Oi, peitos!) e descobrindo o que gosta, sua personalidade, etc. Então, timidez pode aumentar a ansiedade, sim!

Elenco de As vantagens de Ser Invisível

Charlie, de As Vantagens de Ser Invisível, é um clássico exemplo de timidez + ansiedade – Foto: Divulgação

Isso tem explicação!

Quem é tímida sente vontade de agradar a todo mundo, tem medo de errar e, principalmente, de ser criticada, como se cada erro tomasse uma proporção bem maior. Desse jeito, fica difícil se sentir bem e escapar da ansiedade, né? Tente colocar cada erro no seu devido lugar. Por exemplo, se deu mal em uma prova, na próxima você recupera. Mandou uma mensagem errada para o crush? Miga, é só uma mensagem errada, basta corrigir ou mandar um “kkkkkkkkk”. Não é motivo pra perder o sono, certo?

Relaxe

Opte por perder a necessidade de estar no controle de tudo o tempo inteiro. Ninguém tem esse poder. Ao invés de querer garantir que as coisas saiam do seu jeito, prepare-se para aceitar que a vida sempre surpreende. É mais fácil ser feliz assim. E também faz a vida ser mais divertida, com as surpresas pelo caminho.

Tem mais gente no mundo, miga

Agora, se você é tímida e ansiosa, dica para a vida: você não é o centro do mundo. Ou seja, as pessoas não estão olhando em sua direção 24 horas por dia esperando uma pisada de bola para criticá-la. Perder o medo de viver é o melhor remédio. Boa pra frente!

Consultoria: Olga Inês Tessari, psicóloga e psicoterapeuta

LEIA TAMBÉM

Próxima notícia