Tipo certo de shampoo: fizemos um guia para você escolher o melhor

Será que você está usando o produto certo?

Fotomontagem: Isadora Andrade

Já reparou a quantidade deste produto que utilizamos durante uma simples lavagem? Acontece que, se não aplicado corretamente, ele pode acabar prejudicando os fios e trazendo muitos problemas para o cabelo. Pensando nisso, fizemos um guia incrível com várias dicas para não errar nas suas escolhas. Aqui, você vai aprender a função de cada um e descobrir o tipo certo de shampoo para o seu hair. Bora lá?

Tipo certo de shampoo: descubra o seu!

Uma infinidade de produtos

Se você entrar em um supermercado, farmácia ou loja de cosméticos, vai encontrar uma infinidade de shampoos. E aí vem a dúvida, qual o tipo certo pra mim? Os mais comuns, são:

Antirresíduo: ele lava o cabelo e abre as cutículas para receber o tratamento. Ele deixa os fios rígidos e até embaraçado. Por isso, é importante aplicar uma máscara depois. Deve ser usado a cada 15 dias ou antes de uma hidratação.

Transparente: ele deixa o cabelo mais limpo e pronto para receber o shampoo indicado para o seu fio.

Imagem relacionada

Leitoso: este é o shampoo de tratamento e tem o aspecto mais denso. Ele deve ser aplicado com o cabelo já limpo – por isso, use o antirresíduo ou o transparente antes. Indicado para fios tingidos ou secos, já que hidrata enquanto lava.

Translúcido: esse é o shampoo de uso diário – fica entre o transparente e o leitoso. Costuma ter uma aparência perolada. Limpa os fios, mas não tão profundamente. Costumam ser indicados para cabelos normais ou oleosos.

Quando lavar?

Essa é uma das maiores duvidas: devemos lavar todos os dias ou não? O cabeleireiro Bruno Magri, do salão Bless Casa de Beleza, explica que não existe certo ou errado. “Não há tempo certo para a lavagem, o indicado é de acordo com a necessidade de cada um. Eu gosto de dia sim, dia não. São quatro vezes na semana, mais ou menos“, explica.

Quantidade de shampoo

A quantidade a ser aplicada nos fios também vai de acordo com o tanto de vezes que você lava. “Todos os dias? O indicado é lavar uma vez só durante o banho. Mas se você intercala, pode aplicar duas vezes o shampoo“, aconselha Bruno.

Shampoo seco

Este produto é um pouco mais recente no mercado e, se você ainda não o conhece, explicamos: ele serve para quebrar um galho quando não temos tempo de lavar. De acordo com o cabeleireiro, “o shampoo a seco deve ser utilizado em último caso. Ou também para dar volume. Vale lembrar que ele funciona apenas para o momento, então, no outro dia, você terá que lavar normalmente“.

“O cabelo acostuma?”


Você já deve ter ouvido por aí que é que importante mudar de shampoo regularmente, pois os fios acostumam. Mas Bruno desmente: “Nosso cabelo não acostuma com o shampoo. Quando ele perde o efeito, quer dizer que ele já ‘curou’ a sua necessidade. E aí é hora de trocar por outro.

Confira alguns produtinhos babados para apostar sem medo

Os comentários estão desativados.