TPM sem mistérios!

TPM sem mistérios!

Crise existencial, irritação, inchaço, desejo de comer chocolates até explodir – quando não, acompanhada de uma vontade incontrolável de chorar? Ah, era só TPM. Nem todas, mas uma grande parte das garotas do mundo todo convive com esses dias de crise emocional e física uma vez ao mês. Não é fácil, mesmo! Mas, se você esclarecer suas dúvidas, dá pra encarar sem grandes traumas e melhor, há vários jeitos de prevenir e combater esses sintomas chatos que aparecem antes da menstruação. Vamos nessa?

O que é TPM?
“A síndrome pré-menstrual (popularmente chamada de tensão pré-menstrual) é um conjunto de sinais e sintomas que aparecem de maneira cíclica, relacionada à menstruação”, explica Théo Lerner, ginecologista.

Quanto tempo dura a TPM?
“A TPM pode durar de um a dez dias. Mas é bom ter cuidado: se os sintomas estão presentes o tempo todo e duram quase o mês inteiro, então, é melhor dar um alô para o doutor, pois deve ser algo além da TPM”.

TPM e cólica são a mesma coisa?
“Não. A cólica recebe o nome técnico de dismenorréia, enquanto a síndrome pré-menstrual envolve outros sintomas. Os sintomas mais comuns da TPM são:

* Dor de cabeça
* Alterações no humor
* Inchaço

A intensidade com que cada um deles aparece varia de garota pra garota”.

O que podemos fazer pra amenizar os sintomas desses dias?
“Em primeiro lugar, ir ao médico para fazer um diagnóstico adequado. Existem tratamentos específicos para cada sintoma predominante da TPM”.

Comer chocolate ajuda a diminuir a TPM?
“Em alguns casos, o chocolate ajuda a repor o nível de serotonina do cérebro, o que contribui para diminuir nossa irritação. Por outro lado, o abuso de doces pode causar ganho de peso, então não dá pra exagerar, né? Pra quem sofre com inchaços, é legal diminuir a quantidade de sal das refeições”.

É verdade que pílulas anticoncepcionais combatem a TPM?
“Em algumas pacientes os anticoncepcionais podem aliviar alguns sintomas da TPM, em outras, os sintomas podem ser agravados pelas pílulas. Portanto, nenhum remédio deve ser tomado sem orientação e supervisão médica, ok?”.


Por que os seios ficam inchados nesse período?
“Porque pode haver retenção de líquido nessa época, ocasionando a sensação de inchaço por todo o corpo, incluindo os seios, que podem ficar mais doloridos e inchados”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *