Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Vestibular e sua saúde mental: como equilibrar as duas coisas?

Todas as dicas para você equilibrar a mente, o corpo e os estudos

garota estudando e tentando equilibrar o vestibular e sua saúde mental
Foto: GettyImages Montagem: Isadora Andrade

O vestibular é, sem dúvidas, uma das épocas mais estressantes de todas. E não é simples passar por isso com tranquilidade e sem pressão. Segundo uma pesquisa feita pelo Programa de Avaliação Internacional de Estudantes da Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico, 56% dos brasileiros estão entre os que ficam mais estressados pela alta carga horária de estudos. E o pior… muitas vezes, esse clima de cobrança continua com a entrada dos adolescentes na universidade. Por isso, reunimos algumas dicas dadas pelo psicólogo da Minds Idiomas, Augusto Jimenez, que irão ajudá-la a equilibrar as cobranças do vestibular e sua saúde mental!

É importante fazer “nada” e não se sentir culpada

Na era tecnológica, em que tudo é para ganhar likes e em que todos estão fazendo algo, fazer nada é um ato revolucionário e bom para o seu cérebro. É claro que é preciso equilibrar as horas dedicadas ao descanso. Recomenda-se que, após um dia de estudos, você tire pelo menos uma hora para relaxar e não se cobrar por isso. Lembre-se de que a criatividade é fruto do descanso mental e não do excesso de ações. Fique um pouco de boas, miga!

Giphy

Organize as horas que dedicará aos estudos

Monte uma grade das disciplinas com essas horas estipuladas em um local visível. Isso pode ser feito em uma cartolina ou qualquer outro material. Quando você organiza a sua semana e a quantidade de tempo que focará nos estudos, fica mais fácil cumprir com o combinado. Além disso, você enxergará o tempo livre que tem, ou seja, quais os períodos que pode incluir uma atividade de lazer ou mesmo o descanso.

Giphy

Participe dos grupos de apoio nas redes sociais

Há alguns grupos organizados pelos próprios alunos para debaterem sobre como se sentem no período do vestibular e enquanto cursam a faculdade. É aberto ao público e, caso o seu tempo esteja apertado, há vários relatos e debates nas próprias redes que podem ajudá-la. Lembre-se de que ansiedade e depressão são assuntos sérios e buscar apoio com quem está vivendo a mesma situação pode ajudar. Um desses grupos é a Frente Universitária de Saúde Mental. Foi criado em 2017 por alunos de faculdades públicas e privada.

Giphy

Busque um psicólogo!

A boa saúde mental é bem mais do que a ausência de alguma doença psíquica. Ela também está associada ao seu bem-estar e serenidade. Assim, se você está tendo picos de ansiedade ou está travando uma batalha diária para se sentir feliz procure um psicólogo. E, caso a grana esteja curta, opte pelos atendimentos psicológicos das universidades. É gratuito!

Giphy

Converse com os professores e seus familiares

Uma das principais queixas dos alunos é a falta de compreensão dos professores. Eles têm que observar os estudante e conversar com a escola, caso haja indícios de mudanças de atitude. É importante conversar com o aluno e, caso seja necessário, envolver os pais. Por isso, não tenha medo de procurar apoio nos professores e dos seus familiares.

Giphy

E, se você curtiu as dicas para equilibrar o estresse do vestibular e sua saúde mental, que tal conferir como driblar a ansiedade no ENEM?

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.