Queremos sempre estar antenadas sobre as novidades em tinturas, luzes e produtos que ajudam a deixar os cabelos mais bonitos e brilhantes, não é mesmo? Mas o que muitas vezes nos esquecemos, é que existem cuidados básicos que são tão importantes quanto qualquer novidade que promete cabelos impecáveis. E pentear os fios de forma correta e com a escova que melhor combina com eles é um desses cuidados.
Conversamos com a hair stylist Katia Pacheco Barbosa e ela deu altas dicas de como escolher a melhor escova para o cabelo, além de como podemos melhorar o aspecto dos fios só com os cuidados corretos. Para começar, a escolha de qual escova usar depende do resultado que você quer dar às madeixas, mas o principal cuidado que você deve ter é que ela não quebre os fios. Abaixo você vê a diferença entre os tipos de escovas. Vale anotar tudinho!!!
Escova retangular
Ideal para: desembaraçar todos os tipos de cabelo.
É o tipo de escova que todo mundo já teve um dia. E ela serve para desembaraçar todos os tipos de fios, pois tem um bom espaçamento entre as cerdas. Esse espaço evita que o cabelo quebre.
Escova modelo raquete
Ideal para: desembaraçar cabelos longos e lisos.
Ela é oval e com cerdas de plástico. Possui bolinhas na ponta, que protegem o couro cabeludo. É muito boa para pentear e desembaraçar todos os tipos de cabelo, principalmente para quem tem o couro cabeludo mais sensível.
Escova com base de cerâmica
Ideal para: desembaraçar e modelar cabelos ondulados ou lisos.
Arredondada e com base de cerâmica, ela é ativada pelo calor do secador, por isso ajuda na hora de desembaraçar melhor os fios.
Escova almofadada
Ideal para: pessoas com maior sensibilidade.
Este modelo almofadado com cerdas de plástico é indicado para cabelos longos e lisos, ou levemente ondulados. Se usado com secador, tem efeito de escova modeladora, mas não tão lisa.
Escova fininha
Ideal para: cabelos curtos.
As escova mais fininhas (diâmetro menor) são bem legais para modelar, cachear e finalizar os cabelos mais curtos. Além disso, o revestimento em cerâmica aquece a escova e trata os fios quando usado com secador, o que ajuda a diminuir o frizz.
Escova ventilada com base de cerâmica
Ideal para: modelar as pontas.
O modelo oval com base de cerâmica tem cerdas naturais e é indicado para secar e modelar as pontas. A escova é ativada pelo calor do secador e, por ser ventilada e ter cerdas espaçadas, dá volume ao cabelo.
Dicas extra para cada tipo de cabelo!
Fios grossos – Para cabelos mais grossos e com volume, o ideal é direcionar os pentes de material plástico que são bem resistentes e tem dentes abertos para facilitar a passagem dos fios, sem correr risco de quebra.
Fios ondulados – Esse tipo de cabelo merece uma atenção especial, pois os fios não devem ser penteados diariamente para não deixar o cacho irritado ou sem forma e evitar o aumento do volume. Depois de lavar os cabelos, a melhor opção é pentear os fios uma única vez, com o auxílio de um pente de dentes bem largos e de preferência de madeira para evitar fios arrepiados. Durante o dia, o ideal é apenas dar uma ajeitada com as mãos.
Fios crespos – Os cabelos crespos merecem um cuidado constante, pois até a maneira de pentear pode quebrar os fios. Mas para que isso não aconteça é necessário desembaraçar os fios suavemente. O pente tipo jacaré (com os dentes em formato de gota) ajudam muito.
Fios lisos – os cabelos lisos geralmente precisam de volume. Então, evite deixar condicionador nos fios, pois isso os deixa mais pesados.
Cuidados com sua escova
O ideal é limpar a escova uma vez por semana. Para isso, tire o excesso de fios passando um pente fino. Em seguida, deixe a escova de molho numa mistura de água e sabão por dez minutos. Enxágue e seque bem antes de usá-la novamente.
Além da lavagem, é possível encontrar em lojas especializadas higienizadores em spray com ação antibactericida, que também são boas opções para limpar sua escova de cabelos.
Consultoria: Katia Pacheco Barbosa, hair stylist e diretora do Salão Menta Pimenta
You must be logged in to post a comment Login