Nesta quinta-feira (29), às 19h, Anitta lança ‘Girl From Rio‘, que também ganhará clipe na sexta-feira (30) às 10h30. A música é o primeiro single de seu novo álbum, intitulado com o mesmo nome.
A artista revela que a canção fala sobre o Rio de Janeiro sob sua perspectiva e não somente sobre os encantos turísticos conhecidos mundialmente, se tornando um de seus projetos mais pessoais e biográficos. Em um dos versos, inclusive, a cantora comenta a descoberta de um novo irmão e no clipe, traz integrantes da sua família. A direção do filme é de Giovanni Bianco e a música foi composta e produzida em conjunto com Stargate, RAYE e Gale.
Em coletiva, ela explicou que essa produção não é focada no público brasileiro e traz a mensagem de que, atualmente, as mulheres são mais empoderadas. “Hoje, tem muito mais essa coisa de se empoderar e amar todos os tipos de corpo, e isso a gente tenta fazer no clipe e até na letra [de ‘Girl From Rio’]. Não existe mais um estereótipo e isso é uma grande conquista“, conta.
Contudo, as coisas não foram tão fáceis como ela faz parecer. Anitta afirma que seu objetivo foi fazer um trabalho que não perdesse a identidade brasileira, mas que conseguisse agradar tanto o pessoal de fora, quanto o daqui.
Por isso, inclusive, ela investiu na divulgação do álbum postando inúmeras figuras brasileiras importantes: “A intenção é fazer as pessoas se interessarem pela cultura do Brasil. Hoje, mais de 30% dos meus seguidores não são brasileiros, então achamos legal introduzir algumas coisas do Brasil para as pessoas se conectarem“.
o clipe
A estética do clipe está bem diferente dos outros que já estamos acostumados. Anitta explica que a inspiração veio da Carmen Miranda, mesclado com seu próprio estilo. “É esse Rio que é o meu. Traz muito de quando eu vivia minha adolescência, a minha infância, com a minha família”.
Por fim, a cantora ainda revela que se inspirou no estilo de Ratched, série da Netflix. Anitta diz, inclusive, que a peruca que ela usa no clipe é inspirada na personagem principal.
Um dos cenários do clipe é o Piscinão de Ramos, inaugurado em 2001 no bairro da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro. A enorme piscina artificial utiliza água salgada da Baía de Guanabara – que por ser poluída, passa por tratamento de água, recriando uma verdadeira praia de uso público. O ambiente conta com “gente alegre, festeira, despreocupada e colorida”, como define a própria Anitta. O cenário também foi a locação do primeiro grande show gratuito da carreira da cantora, na virada de 2012 (há nove anos) e por isso está marcado em sua carreira para sempre e agora também em seu novo clipe.
Outra parte do clipe foi gravada em estúdio, com cenários pintados à mão, figurino de época e balé masculino que, juntos, retratam o glamour da cidade na década de 60”. “Pensei muito na elegância que eram os anos 64/65 no Rio de Janeiro, quando a música “Garota de Ipanema” foi feita, e também no que é o Rio de hoje e muito no que é o Rio da Anitta”, comenta o diretor criativo, Giovanni Bianco.