“Barbie”, um dos filmes mais aguardados do ano, já está nos cinemas ao redor do mundo, mas o que ninguém esperava, era o tamanho sucesso que o longa iria fazer antes mesmo de sua estreia. Por onde você olha, no mundo virtual e offline, tudo está no estilo “Barbiecore” — uma chuva de cor-de-rosa — e de acordo com o Google, o termo teve um aumento de 38% nas pesquisas em julho de 2023, comparando com o mesmo período em 2022.
Não é segredo que a boneca vem ditando tendências desde 1959, ano em que foi lançada, fazendo parte da vida de bilhões de pessoas em todo o mundo, mas uma polêmica sempre acompanhou o brinquedo: o fato do padrão físico da boneca ser sempre, alta, magra, loira e de olhos azuis. A marca só adicionou novos modelos à coleção em 2015, ao incluir bonecas orientais, morenas, com vitiligo, entre outras características.
Porém, a Barbie nunca deixou de ser um ideal de beleza dos pés a cabeça, seja devido aos looks fashionistas ou da delicadeza de suas formas. Especialistas analisaram a boneca conforme os anos, e uma das características mais alteradas no rosto são as sobrancelhas; algo que pode passar despercebido, mas aparentemente para os fabricantes da boneca, é muito importante. “A Barbie sempre acompanhou as tendências de moda e beleza, e usa isso para causar um impacto ainda maior. Durante a turnê de divulgação do filme, Margot Robbie, que interpreta a Barbie no filme, sempre está com as sobrancelhas diferentes de acordo com o seu look e maquiagem, algumas vezes mais arqueada ou então mais cheia e com os pelinhos penteados”, comenta Luzia Costa, CEO da Sóbrancelhas.
Pensando nisso, a especialista Luzia Costa fez uma análise da boneca através das décadas e traz as mudanças da sobrancelhas da Barbie:
1959 – Arqueadas e finas
Anos 70/80´s – Finas
Anos 90 – Grossas e onduladas
Anos 00 – Finas e compridas
Anos 10 – Grossas e média
2023 – Naturais