Como nasceu a ideia da Care Natural Beauty? Houve um momento específico em que vocês perceberam que queriam criar uma marca de beleza limpa no Brasil?
A marca nasceu a partir de uma insatisfação nossa (Patrícia Camargo e Luciana Navarro) com a indústria tradicional de beleza. Enquanto a Lu passava por uma quimioterapia e foi aconselhada pelos médicos a abandonar os cosméticos tradicionais, eu, como entusiasta de beleza e apaixonada pelo tema, já tinha um certo conhecimento sobre o ‘lado B’ dos ativos tóxicos presentes nos produtos. Após muitas pesquisas e estudos sobre cosméticos naturais, vimos como o movimento da beleza limpa (clean beauty) já era uma realidade na Europa e Estados Unidos. Por outro lado, era ainda um mercado que praticamente não existia no Brasil – entendemos esta oportunidade de segmento e decidimos fundar a CARE.
Quais foram os maiores desafios de transformar esse sonho em realidade no início?
Ainda existem muitos desafios quando falamos em beleza limpa. Mas, lá em 2018, este mercado não era a potência em ascensão que vemos hoje. Era um assunto pouquíssimo explorado e valorizado. Quando lançamos a marca, iniciamos também um processo intenso de educação do consumidor – que seguimos fazendo até hoje.
Outro desafio inicial foi encontrar embalagens sustentáveis que entregassem também design. Nossos DUOs de Blush & Iluminador, por exemplo, tinham embalagem de papelão. Mais recentemente, conseguimos criar uma embalagem linda de plástico-verde que também é refilável!
Foi e é um grande desafio desenvolver produtos com fórmulas 100% limpas e que entreguem alta performance – mas modéstia parte fazemos isso muito bem.
Mesmo com todos os percalços, sempre mantivemos os valores da CARE muito sólidos e não temos dúvidas de que este foi um dos principais fatores para a marca ter o sucesso que tem hoje!
Existe alguma história de bastidor do começo da marca que até hoje inspira vocês?
Tem uma história que mais nos inspira e que traduz muito o nosso jeito de ser e de agir no mundo. Foi quando os produtos não ficaram prontos a tempo para o dia do lançamento oficial da marca com a imprensa. A gente descobriu isso na manhã anterior ao evento e, em vez de se desesperar ou cancelar tudo, pegamos um avião, fomos até a fábrica, entramos na linha de produção, envasamos os produtos com as próprias mãos e trouxemos para São Paulo no mesmo dia à noite. Na madrugada, já começamos a montagem para que tudo estivesse pronto do jeito que a gente tinha sonhado.
Para mim (Luciana), isso diz muito sobre o que é empreender: construir, insistir, não desistir diante dos imprevistos. E é esse espírito que continua nos dando energia para seguir em frente com a empresa.
Expansão e Crescimento
A Care começou com um propósito bem definido. Como foi crescer sem perder a essência?
É muito mais fácil seguir dessa forma, mas, ao mesmo tempo, muito desafiador. Vou explicar: é mais fácil porque, quando você tem um foco e algo muito claro dentro de você, tudo passa a fazer sentido. Mas também é muito desafiador porque, na maioria das vezes, não é o caminho mais fácil, nem o mais rápido, nem o menos tortuoso. Ainda assim, é o caminho mais recompensador.
Quais foram os principais marcos que vocês enxergam como viradas de chave para a marca?
A nossa entrada em todas as lojas da Sephora no Brasil, no final do ano passado, foi um grande marco para nós, pois possibilitou estarmos mais perto de outros públicos em todo território nacional. Na sequência, a aquisição da CARE pelo Grupo Granado também colocou a CARE em um outro patamar em termos de visibilidade e expansão de marca.
Qual foi o maior aprendizado que a expansão trouxe para vocês como empreendedoras?
Eu acho que o maior aprendizado que a expansão da Care nos trouxe é que realmente tudo tem o seu momento certo. A gente sempre teve um crescimento muito responsável, muito cauteloso, e a gente olhava para o lado e via várias marcas acelerando muito e crescendo muito rápido. Mas virava a esquina, as marcas morriam, e a gente ia ali devagarinho. E a gente sempre se questionava: será que estamos certas ou será que deveríamos acelerar mais?
Então eu acho que a expansão foi nos confirmando que pequenos passos, porém bem dados, são o segredo da longevidade do negócio.
Sobre a fusão com a Granado
Já estávamos considerando dar este passo com a CARE e avaliando outros grupos do mercado. Quando soubemos do interesse do Grupo Granado, não tivemos mais dúvidas. O fato de ser uma empresa familiar, que valoriza a produção nacional e que também é comandada por uma mulher, nos encantou muito. Sentimos muita sinergia nos valores de ambas as empresas!
O que a fusão trouxe de novo em termos de possibilidades para a Care?
Inúmeras possibilidades, né? Desde a parte de acesso a matérias primas, a processos produtivos muito maiores e melhores, a possibilidade de maior alcance da marca, a possibilidade de uma internacionalização da marca, de levar a beleza limpa brasileira para o mundo inteiro, não só para o Brasil, estar em mais pontos físicos, ganhar mais proximidade da nossa comunidade no Brasil inteiro. Então, são muitos os ganhos com esse movimento.
Com a CARE, a Granado passa a complementar o portfólio dentro do segmento de beleza limpa. Somos uma unidade de negócio dentro do Grupo Granado, com 100% de autonomia no desenvolvimento de produtos. Nossa excelência em clean beauty vai agregar ainda mais valor ao legado histórico da Granado.
Pioneirismo em beleza limpa no Brasil
Como é para vocês carregar o título de marca pioneira em beleza limpa no Brasil?

É um orgulho imenso. Temos um cuidado minucioso com tudo que fazemos e colocamos os valores da marca sempre em primeiro lugar. Esse reconhecimento também nos traz a responsabilidade de educar, inspirar e provocar mudanças no setor, trazendo um novo olhar para a beleza.
Quando vocês começaram, o mercado estava preparado para esse conceito ou foi preciso educar o consumidor?
Foi e ainda é preciso educar o consumidor, pois embora o conceito de beleza limpa esteja ganhando espaço nas conversas sobre autocuidado, ele ainda desperta dúvidas e ressalvas. Nosso papel tem sido traduzir esse conceito de forma acessível, mostrando que é possível unir eficácia, segurança e propósito em um mesmo produto. Mais do que vender dermocosméticos, na CARE, buscamos abrir caminho para uma mudança de mentalidade no consumo de beleza.
Quais avanços vocês enxergam hoje no setor de clean beauty e onde a Care ainda quer chegar?
Já está claro que o movimento de beleza limpa não é apenas uma tendência, mas sim o futuro da indústria. Estamos vendo uma movimentação de grandes empresas adquirirem linhas de produtos mais sustentáveis, com menos ativos tóxicos e mais ingredientes naturais. Esta demanda vem, inclusive, do próprio consumidor, que atualmente também está mais consciente e informado.
Queremos continuar sendo reconhecidas como a marca pioneira em beleza limpa e levar nossos produtos de skincare e maquiagem que valorizam muitos ativos do Brasil também para outros países!
Futuro e propósito
Nossa, a gente imagina a CARE muito, muito maior do que ela é hoje e com certeza ganhando um mundão lá fora. Eu acho que esse é o nosso maior sonho, assim, é ver produtos genuinamente brasileiros criados para levar saúde de verdade, beleza de verdade para a mulher e para o planeta, que eles alcancem o mundo e levem um pouquinho da importância do nosso país como uma atuação de produtos conscientes, em produtos limpos e de alta performance.
Qual mensagem vocês gostariam que cada pessoa levasse consigo ao usar um produto da Care?
Que cada uso seja um lembrete de que beleza é escolher o autocuidado em harmonia com a sua saúde e com o futuro do planeta.
Se pudessem voltar no tempo, que conselho dariam para as duas fundadoras lá no início da jornada?
Sem dúvida o conselho seria calma, que vocês estão no caminho certo, vai dar tudo certo.
