Arte, design, fotografia, arquitetura… Tudo está ligado! E agora, com todas as ferramentas que a web nos proporciona e com tanta conectividade, a profissão de webdesigner está cada dia mais em alta!
Conversamos com Lucas Oliveira da Silva, um dos designers responsáveis pelo conteúdo visual da todateen na web, e descobrimos um pouquinho mais sobre essa carreira!
Confira:
DIA A DIA
O dia a dia de um profissional dessa área nunca segue um padrão ou ritmo. Isso depende muito da empresa em que se trabalha, e dos projetos que são desenvolvidos.
De qualquer forma, as áreas de atuação podem ser:
Criação de layouts para internet: sites completos, páginas temáticas/especiais (hotsites), banners animados em diversos tamanhos/formatos, intervenções em sites já existentes.
Quando um site envolve conteúdo: determinar os tamanhos de imagens, fotos, galerias e vídeos que entrarão no site, redimensionamento de imagens, fotomontagens, galerias de fotos; Criação de infográficos interativos…
Interação com as redes sociais: criação de imagens para compartilhamento, avatares, backgrounds, imagens de capa…
E muitas vezes, o webdesigner precisa entender um pouquinho de fotografia, filmagem e edição de vídeos!
DIFICULDADES
Segundo Lucas, a maior dificuldade é fazer tudo funcionar em todos os navegadores disponíveis hoje na internet (imagina o tanto de testes que devem ser feitos antes de um layout ir ao ar?).
E claro, não podemos esquecer das refações e ajustes que sempre acabam surgindo! Por isso, um webdesigner tem que ser bastante paciente! “Um projeto nunca vai terminar da forma que começou. Sempre há coisas que serão modificadas no meio do caminho”, conta.
Para Lucas, o melhor da profissão é a versatilidade: “A liberdade de criação e de sempre fazer coisas novas. Ficar preso sempre na mesma atividade todo dia é ruim, e isso um webdesginer não fica. Sempre há projetos novos, layouts novos, jeitos novos de se pensar e fazer para a web.“
SERÁ QUE É PARA MIM?
Além das áreas de atuação, o profissional webdesigner pode optar entre diversos ambientes de trabalho, como por exemplo: agências de design e publicidade, dentro de uma empresa que desenvolva seu próprio conteúdo para a internet, ou em casa, como freelancer.
Algumas características que te ajudam na escolha dessa profissão:
- Ser criativo
- Ter senso estético apurado
- Saber escrever bem
- Ter “bom senso” do que usar ou não em determinada página ou espaço
- Ler e estar sempre atualizado
- E o mais importante: não ter medo de inovar!
E então, meninas? Gostaram das nossas dicas? O próximo post é sobre a vida de um webwriter (ou redator para web): vocês vão conhecer o dia a dia, os projetos e as áreas de atuação dessa profissão.
Tem alguma pergunta sobre a profissão de web designer? É só deixar nos comentários!
Acompanhe a categoria Estudo e Carreira para conferir outras profissões da web!
You must be logged in to post a comment Login