O ator Chadwick Boseman morreu aos 43 anos nesta sexta-feira (28), após enfrentar o câncer de cólon, diagnosticado em 2016. O ator fez diversos trabalhos importantes para a história do cinema, recebendo destaque internacional por sua interpretação de Pantera Negra na produção de mesmo título, produzida pela Marvel.
De acordo com a nota da equipe de relações públicas do ator, ele morreu em sua casa, acompanhado da esposa e família. “Um verdadeiro lutador, Chadwick perseverou em tudo e trouxe a você muitos dos filmes que você tanto ama. De Marshall a Da 5 Bloods, de August Wilson, Ma Rainey’s Black Bottom e vários outros, todos foram filmados durante e entre inúmeras cirurgias e quimioterapia. Foi a honra de sua carreira trazer à vida o rei T’Challa em Pantera Negra”, diz a nota publicada no perfil do artista.
Legado
Nascido na Carolina do Sul, o americano participou de séries como “Lei & Ordem” e “Plantão médico“, ganhando seu primeiro papel regular em “Lincoln Heights“, em 2009. Seu primeiro personagem de destaque no cinema veio como o protagonista de “42: A História de uma Lenda“. O ator também interpretou o jogador de beisebol Jackie Robinson, que em 1947 se tornou o primeiro negro a entrar para um time da principal competição dos Estados Unidos, a Major League Baseball.
Depois deste trabalho, Boseman fez papeis de personagens importantes para a cultura negra americana, como o cantor James Brown, em “Get on Up: A História de James Brown“, e o juiz Thurgood Marshall, primeiro membro negro da Suprema Corte americana, em “Marshall: Igualdade e Justiça“.
Mas, foi em 2016 que seu nome entrou para marcar a cultura Pop. Em “Capitão América: Guerra Civil“, Boseman apareceu pela primeira vez como T’Challa. Criado pela Marvel em 1966, o Pantera Negra foi o primeiro super-herói negro dos quadrinhos americanos. Em seguida, o herói ganhou seu filme solo e bateu a marca do US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais, ganhando três Oscars pela produção. Além de “Pantera Negra”, o artista participou de “Vingadores: Guerra Infinita” e “Vingadores: Ultimato“.
Recentemente, o ator participou de “Destacamento Blood“, filme disponível na Netflix dirigido por Spike Lee. Ele ainda esteve em “Ma Rainey’s Black Bottom“, com Viola Davis e gravações finalizadas, já que tinha estreia prevista para 2020.
E “Pantera Negra 2”?
Boseman estava confirmado na sequência de “Pantera Negra“, o qual teria estreia marcada para 6 de maio de 2022. Apesar de a data estar definida, a pandemia do coronavírus teria atrasado as gravações. Segundo o site Entertainment Weekly, as filmagens ainda não tinham começado. Nas redes sociais, já há uma campanha de fãs para que outro ator não seja escalado para interpretar o T’Challa.
Entretanto, o artista possui algumas cenas gravadas interpretando T’Challa, ainda não lançadas. A série “What If” (“E se“, em tradução livre) deve chegar ao serviço de streaming Disney+ em 2021. O seriado explora alternativas do universo Marvel a cada episódio, e o Pantera Negra estaria incluso em algumas cenas.
Outro papel para o qual Boseman tinha sido confirmado é no filme de ação “Yasuke“. Ele viveria o guerreiro de mesmo nome, no século 16, o único samurai conhecido de origem africana. O filme foi divulgado em 2019, mas não há informações sobre o status das filmagens.
Yasuke era de Moçambique e foi levado ao Japão como escravo de missionários jesuítas. O primeiro homem negro a ganhar destaque no Japão despertou o interesse de Nobunaga, um guerreiro implacável. Uma relação complexa se desenvolveu entre os dois homens e Yasuke ganhou a amizade, o respeito, espadas e, finalmente, o título de samurai.