A primeira vez parece um pouco preocupante. Além de todo o tabu, é o momento em que a gente imagina como algo superespecial. Por isso, é necessário se informar para não deixar que a neura te impeça de curtir a experiência!
Tudo sobre a primeira vez
-
-
Conhecer o seu corpo é o primeiro passo pra entender como funciona a coisa toda! A vagina faz parte do aparelho reprodutor feminino; e se estende da parte externa até o colo do útero, onde ocorre a penetração.
-
-
Já o hímen é a membrana relacionada à perda da virgindade, e ela se encontra na extremidade inferior do órgão. Algumas vezes, pode ser que haja um pequeno sangramento após a primeira relação; e isso acontece devido ao rompimento do hímen. Mas não se preocupe! Não necessariamente ele irá se romper… Em alguns casos, ele pode ser bastante elástico e se moldar durante a penetração.
-
-
O clitóris contém terminações nervosas e sua função é proporcionar prazer, ele fica acima da vagina. OMG! E de onde saí o xixi??? Bom, ele sai da uretra. É um canal que fica no meio, entre o clitóris e a vagina.
-
-
Como sei se é a hora certa? A única pessoa que poderá dizer isso é você! Se você se sente à vontade com a ideia, está segura e conhece seu corpo, então você já tem a resposta. “Quando falamos em momento certo e idade certa, o principal é seguir a sua cabeça”, comenta o ginecologista Augusto Bussab.
-
-
O que não pode acontecer é você tomar uma decisão baseada na pressão e com insegurança. Se não há certeza, o aconselhado é conversar com seu parceiro… Nesses momentos, diálogo e respeito não podem estar de fora.
-
-
Após a decisão tomada, é bom falar com alguém. É claro que, nem sempre, dá pra ter esse tipo de conversa com os pais. Ainda rola muito tabu relacionado ao sexo, então procure alguém com quem você tenha liberdade e se sinta à vontade. Outro ponto importantíssimo é o diálogo com seu ginecologista, por isso, procure alguém de sua confiança!
-
-
Conheça os métodos contraceptivos! É claro que a insegurança está presente quando temos experiências novas, isso é normal! Uma experiência segura vai te ajudar a relaxar e aproveitar o momento. Portanto, é necessário conhecer os métodos contraceptivos.
-
-
A camisinha é o método mais famoso. É o principal contraceptivo quando se trata de DST’s (Doença Sexualmente Transmissível). Podemos encontrá-la na versão feminina e masculina. Mas, na primeira vez, é o parceiro quem deve usá-la, pois o hímen impossibilita a introdução da camisinha.
-
-
Muitas vezes, ouvimos falar da pílula do dia seguinte e a imaginamos como um dos métodos. Entretanto, é uma medida de urgência. A pílula contém uma enorme dosagem de hormônios; devido a isso, é utilizada quando a primeira alternativa não funcionou (quando a camisinha estoura, por exemplo).
-
-
Já a contracepção hormonal pode ser feita por meio da pílula comum, adesivo cutâneo ou a minipílula. A pílula comum contém hormônios como o estrogênio e a progesterona. Ela deve ser tomada diariamente e sempre no mesmo horário.
-
-
Sua principal função é evitar a ovulação da garota, o que a protege contra a gravidez; sendo que, a menstruação ocorre no final da cartela de comprimidos. Por isso, para assegurar a funcionalidade, é necessário não esquecer de tomá-los. E se acontecer?? Bom, se acontecer e lembrar no dia seguinte, tome as duas pílulas: a do dia e a esquecida anteriormente. Mas saiba que isso aumenta a chance de gravidez!
-
-
O adesivo cutâneo tem o mesmo intuito. Ele é colocado em alguma parte do corpo e libera os hormônios para a corrente sanguínea. Já a minipílula é composta por um único tipo de hormônio, e é indicada para a mulher que está produzindo leite e amamentando. Porém, apesar dos métodos hormonais é primordial se prevenir, sempre, com a camisinha. Ela é a única que protege contra DST’s!
O importante é que você tenha toda a informação necessária para esse momento ser inesquecível! Ter conhecimento do seu corpo, segurança e suas dúvidas esclarecidas é fundamental para proporcionar uma experiência agradável e uma primeira vez tranquila.
Texto: Gabriela Silva de Carvalho/colaboradora