Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Clubes de assinatura e pandemia: entenda como funciona as maiores empresas do ramo

Clubes de assinatura e pandemia: entenda como funciona as maiores empresas do ramo
Clubes de assinatura e pandemia: entenda como funciona as maiores empresas do ramo

Não é novidade para ninguém que a pandemia interferiu em diversos hábitos de consumo do mercado brasileiro. Um dos principais setores que cresceu consideravelmente no ano de 2020, foram os clubes de assinatura, em especial os literários.

Segundo pesquisa da Betalabs, os clubes registrados na plataforma conseguiram, em média, 605 novos assinantes por mês. Em todo o mercado, foram criados cerca de 900 clubes durante a pandemia – em 2014, existiam 300 em operação e, agora, são mais de 4.000 disponíveis no mercado.

Para explicar e entender melhor as especificidades de cada um, a todateen conversou com os principais clubes de assinatura literários.

+ Cantinho Literário Todateen: indicações imperdíveis para o mês de abril

Confira!

intrínsecos

Clubes de assinatura e pandemia: entenda como funciona as maiores empresas do ramo

Divulgação

Lançado na comemoração dos 15 anos da editora Intrínseca, o intrínsecos, seu clube de assinatura, está no terceiro ano de operação, com uma lista de autores ecléticos. Com a proposta de entregar todo mês na casa dos assinantes um título inédito e, na maioria das vezes, surpresa, o intrínsecos lançou, em primeira mão, desde obras de nomes consagrados e best-sellers, como Jojo Moyes (“Um caminho para a liberdade”), C. J. Tudor (“As Outras Pessoas”), a autores estreantes no Brasil, como Fernando Aramburu (“Pátria”) e Matt Ruff (com “Território Lovecraft”, que originou a série anunciada pela HBO).

As edições do intrínsecos são em capa dura, exclusivas e colecionáveis, pensadas para preencher com sua variedade de cores não só a estante, mas a imaginação dos leitores. Acompanham o livro a revista intrínsecos — com artigos, ensaios e variedades assinados por personalidades da arte e cultura nacional — marcador, postal e brinde, sempre personalizados de acordo com o livro do mês. Além da experiência da leitura, o intrínsecos promove grandes encontros entre os assinantes e autores da Intrínseca.

O intrínsecos está no terceiro ano de funcionamento e cresceu consistentemente nesse período, com o ano de 2020 registrando 124% de aumento na base de assinantes, segundo dados da editora. Até o momento, o lançamento de maior adesão foi “A vida mentirosa dos adultos”, da Elena Ferrante. “Foi um dos títulos que mais trouxe assinantes para o clube.”, esclarece a empresa.

Para se tornar um assinante, basta entrar no site www.intrínsecos.com.br e escolher entre os planos padrão e anual. O frete é fixo para todo o Brasil e a entrega é rastreável. Assinando até o último dia de cada mês, o leitor já recebe a caixa do mês seguinte. Caixas anteriores à adesão ao clube também podem ser adquiridas em vendas sazonais, exclusivas para assinantes.

TAG – experiências literárias

Clubes de assinatura e pandemia: entenda como funciona as maiores empresas do ramo

Divulgação

A proposta da TAG é mostrar que a literatura pode ser leve e divertida, presenteando o associado a cada mês com uma nova experiência literária e sensorial. A TAG acredita que é possível aproximar a leitura das pessoas e colocar os livros cada vez mais presentes no dia a dia. Atualmente, o clube possui 70 mil assinantes em todo o território nacional para os clubes “Curadoria”, que envia uma publicação indicada por grandes nomes da cultura, e “Inéditos”, que lança em primeira mão best-sellers internacionais ainda não publicados no Brasil. Recentemente, a empresa lançou a GROW, clube voltado para livros de negócios e crescimento pessoal.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a TAG cresceu consideravelmente. De janeiro de 2020 até o momento, o número de associados aumentou 75% —saltando de 40 mil para 70 mil. A receita, que em 2019 foi de R$ 34 milhões, aumentou para R$ 43 milhões no ano passado. A expectativa é que 2021 acabe com um total de R$ 63 milhões, impulsionado principalmente pelo e-commerce, que traz edições diferenciadas de livros, além de dar a opção para que os usuários (assinantes ou não) comprem os mimos entregues pela empresa.

+ Como é o processo de criação de capas de livros?

“Nossa missão é tornar a literatura um assunto de papo de bar no Brasil.”, afirma Gustavo Lembert, cofundador e CEO da TAG Livros, em entrevista recente à CNN. Desde o início de suas atividades, em julho de 2014, a TAG já publicou mais de 100 títulos, divulgando o trabalho de mais de 170 escritores, entre autores e curadores. Os títulos do mês, com a proposta de sair da zona de conforto, são divulgados somente após a entrega de todas as caixas, pois a surpresa faz parte da experiência

Além dos kits enviados mensalmente, e que incluem publicações dedicadas à obra e ao autor; design próprio de capas e embalagens; brindes temáticos inéditos e eventuais publicações exclusivas para assinantes, a TAG também conta com aplicativos próprios para fomentar a troca de experiências, a conversa sobre literatura e a união entre os leitores.

Para assinar, é só acessar o site www.taglivros.com.

turista literário

Clubes de assinatura e pandemia: entenda como funciona as maiores empresas do ramo

Divulgação

O grande diferencial do Turista Literário é incentivar assinantes a “viajarem” pelo universo das obras, com itens sensoriais que acompanham os livros. Ou seja: enquanto lê, você pode ouvir uma playlist, manusear o mesmo item que o protagonista, sentir um aroma ou fazer uma degustação de algo mencionado na obra.

A startup, que foi criada por duas irmãs a partir de suas experiências de leitura juntas durante a infância, vai completar cinco anos em junho de 2021. A cada mês, junto com um lançamento editorial para o público jovem adulto, o assinante recebe elementos que despertam os sentidos do leitor: a audição, por meio de uma playlist elaborada a partir da obra; o olfato ou o paladar – com itens aromáticos ou comestíveis; o tato – por meio de um item para tocar; e também um brinde útil e especial com arte exclusiva sobre o universo do livro, chamado de souvenir de viagem.

+ 6 personagens femininas marcantes da literatura contemporânea

Já o sentido da visão é aguçado pela própria leitura, pela área de conteúdo extra sobre a obra que é disponibilizada no site, quanto por todos os itens que formam a mala de assinatura. Cada edição traz um “selo” dentro de um guia de viagens para que o assinante possa carimbar seu passaporte com cada destino que viajar como um Turista Literário. Quanto mais carimbos, mais vezes seu nome aparece nos sorteios mensais, e ao fim de um ano, ele recebe um presente extra exclusivo.

“Acreditamos que esses elementos surpresa ajudam a incentivar o hábito e o gosto pela leitura”, afirma a sócia e curadora Mayra Sigwalt Chaves, booktuber e criadora do canal All About That Book. Ela explica que o foco do Turista Literário é o público jovem-adulto (YA – Young adult), mas o perfil de assinantes ultrapassa barreiras de idade. “Nossa principal linha editorial é fantasia e aventura, mas já enviamos vários contemporâneos, de mistério e até sci-fi. Procuramos tratar universos bem diferentes a cada viagem. A prioridade é sempre promover uma ótima história. O mais interessante é ver pessoas de faixas etárias tão variadas embarcando em leituras fora de sua zona de conforto, e amando a experiência”, explica.

O Turista Literário, com foco em uma imersão sensorial única, lúdica e prazerosa, mantém parcerias com mais de 18 editoras em todo o país para selecionar os títulos que compõem cada mala mensal. As inscrições podem ser feitas de 1 a 15 de cada mês, somente pela internet (www.turistaliterario.com.br), e os interessados podem optar por “viajar” mensalmente ou experimentar uma “mala” avulsa. Os pedidos são enviados, pelos Correios, sempre por volta do dia 25 de cada mês. Informações e assinaturas pelo site.

clube iluminados

Clubes de assinatura e pandemia: entenda como funciona as maiores empresas do ramo

Divulgação

Com a missão de despertar nossa consciência e expandir o caminho do autoconhecimento, o Grupo Editorial Pensamento lança um clube do livro pautado na tríade corpo-mente-espírito: O “Iluminados”.

Com mais de um século de história, a editora é pioneira na publicação de obras que trabalham temas relacionados a esses segmentos. Imbuído da missão de oferecer uma experiência completa, o “Iluminados” envia mensalmente à casa do assinante um livro de referência – seja um livro raro e difícil de encontrar ou um lançamento – de temas como esoterismo, espiritualidade, autoajuda, psicologia, sabedoria oriental e saúde com terapias alternativas.

Cada livro vem com sobrecapa exclusiva, um brinde temático e conteúdos complementares elaborados por especialistas em cada tema, para auxiliar a expansão da mente e da consciência do leitor. Os assinantes terão, ainda, desconto de 30% em todo o catálogo da editora, comprando diretamente do site do Grupo Editorial Pensamento (www.grupopensamento.com.br).

Os kits são enviados a partir do dia 11 de cada mês e podem ser contratados até o último dia do mês anterior. O assinante pode optar pela contratação mensal ou anual, com desconto. As assinaturas começarão em maio e os primeiros kits chegarão aos participantes em junho.

Para assinar, acesse o site.

YouTube video player

Mais notícias para você

Entretenimento

Te contamos tudo o que já sabemos sobre essa baita novidade literária

Entretenimento

O Dia das Bruxas está chegando e a gente te ajuda a entrar no clima

Entretenimento

Suzanne Collins, escritora de Jogos Vorazes, revelou detalhes do livro inédito

Entretenimento

todateen separou cinco leituras imperdíveis para você

Sair da versão mobile