Se ainda fosse viva, Coco Chanel, criadora da marca de luxo Chanel, completaria 140 anos, neste sábado (19). A importância da estilista foi tanta, que ela foi a única do ramo da moda presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século 20.
Então, para celebrar a vida e o trabalho de Coco Chanel, separamos algumas informações indispensáveis para você entender mais sobre a estilista francesa.
Vida e trajetória de Coco Chanel
Quando tinha apenas 12 anos, Gabrielle Bonheur Chanel — seu nome de registro — foi colocada em um orfanato, logo após o falecimento de sua mãe. Seis anos depois, ao alcançar os 18 anos, a adolescente (que ainda não era estilista) se mudou para uma pensão apenas para meninas. Por lá, ela aprendeu uma habilidade que marcaria o resto de sua carreira, mesmo que ela ainda não soubesse: corte e costura. Logo, ela arrumou um emprego em um ateliê.
Já em 1919, quando tinha 26 anos, ela resolveu abrir a sua primeira casa de costura. Foi justamente nessa época que o apelido “Coco” — que seria eternizado pela estilista — surgiu. Até hoje, não se sabe exatamente como ele surgiu. Porém, a principal teoria é que o termo fazia parte de uma música que ela costumava cantar, enquanto se apresentava em um café.
Legado de Coco na indústria da moda
Que a Coco Chanel marcou o mundo da moda isso é fato. Até hoje, ela é conhecida por popularizar aquele look que amamos muito: bonito, mas também prático e confortável. Além disso, suas coleções de tailleur e da famosa bolsa tiracolo deixaram uma legado imensurável na indústria da moda, assim como, claro, na sua própria grife Chanel.
Atualmente, o império criado por Coco Chanel na indústria da moda é avaliado em US$ 15,2 bilhões (aproximadamente 75 bilhões de reais), estando entre as dez marcas de luxo mais caras do mundo.