É sábado à noite, você marcou aquele rolê incrível com os amigos ou com o crush e apenas uma coisa te atrapalha: surgiu uma espinha enorme bem no seu rosto. Calma, miga, que a gente te ajuda a tirar vermelhidão da espinha e solucionar o seu problema.
Saiba como tirar vermelhidão da espinha
A dermatologista Íris Flório explica que a vermelhidão é um dos sinais da inflamação. “Compressas frias podem diminuir o processo inflamatório. Mas o tratamento adequado para cada tipo de acne deve ser indicado pelo dermatologista”, aconselha a médica.
A blogueira e maquiadora Ivana Pedretti lembra ainda que algumas pomadas cicatrizantes podem ajudar a tirar a vermelhidão da espinha. Ela explica que alguns tônicos e ácidos para espinhas, apesar de serem indicados para o tratamento da acne, podem deixar as espinhas ainda mais vermelhas, por isso, use-os a noite e invista em maquiagem se o seu objetivo é disfarçar a vermelhidão.
“Não tem produtos específicos para acabar rapidamente com as espinhas porque elas precisam respirar e secar naturalmente até não existir nenhuma mancha e marca. Mas se for em uma ocasião especial em que você realmente precisa esconder a tal espinha, existe uma gama de corretivos com cores específicas para maquiar e dar um jeitinho nas espinhas.”, explica Ivana.
Como usar corretivos coloridos para tirar vermelhidão da espinha?
“O corretivo verde, amarelo e de outras cores serve para cobrir as imperfeições da pele como pequenas oscilações, manchas de pele e de acne. Para as espinhas avermelhadas, a cor específica do corretivo é o verde, e depois você pode camuflar com uma outra cor de um corretivo mais claro que a sua pele. Existem também corretivos à base de hidratantes que até ajuda em makes para esconder as espinhas.”, completa a maquiadora.
#FicaADica: o corretivo verde funciona melhor pra quem tem a pele mais clarinha, já o amarelo é ideal para as morenas e negras. Essas duas cores neutralizam o vermelhão da espinha inflamada. Depois, passe por cima o corretivo no tom da sua pele, ok?
Não ao efeito massa corrida
Nunca, jamais abuse do excesso de produto para tirar a vermelhidão da espinha, não importa o quão feia esteja a situação. Um pouquinho já é suficiente quando você passa do jeito certo. Quanto mais maquiagem você usar, menos sua pele vai respirar e mais você entupirá os seus poros, piorando a acne. Além disso, não esqueça de tirar a maquiagem antes de dormir!
Pele linda e longe de acne já!
Ivana Pedretti dá dicas preciosíssimas para ter uma pele linda: “cuide da pele com produtos de hidratação e que contenham vitaminas, e que não contenha álcool. Use protetor solar para pele não oleosa e também um primer. Em seguida, você pode fazer uma make com corretivos, base e pó compacto. Hoje existem marcas que têm muitas opções especialmente para pele com acne”.
“Recomendo muito lavar seu rosto com água gelada antes de dormir e ao acordar, pois isso é uma maneira de fechar os poros da pele e desentupir os poros de uma pele que precisa respirar. Para completar a sua make, dependendo da ocasião, coloque cílios postiços ou abuse do rímel. Assim, seus olhos chamarão mais atenção do que uma espinha vermelha. Então, arrase!”, completa a maquiadora.
Consultoria: blogueira Ivana Pedretti, maquiadora profissional formada pelo o Senac.
Agora que você já sabe como tirar vermelhidão da espinha, aproveite e confira um passo a passo de cuidados para evitar que elas apareçam:
- 1º PASSO – LIMPEZA: segundo a dermatologista Luiza Guedes, é importante lembrar que sabonetes não são tratamentos, pois a glândula sebácea está muito abaixo da superfície da pele. Mas de qualquer forma, eles são importantes para desengordurar e preparar o rosto para receber o tratamento -Foto: iStock
- 2º PASSO – LOÇÃO ADSTRINGENTE: esse produto é ideal para controlar a oleosidade durante o dia. Aplique com um algodão pela manhã, depois de lavar o rosto com o sabonete, sobre toda a face -Foto: iStock
- 3º PASSO – SECAR AS ESPINHAS: para ajudar a secar a espinha, você pode colocar sobre a lesão algum produtinho especifico, um ácido salicílico mais fraco e anti-inflamatório, por exemplo -iStock
- 4º PASSO – PROTETOR SOLAR: para ter uma pele linda e bem cuidada e evitar manchas, nunca se esqueça de passar protetor solar todas as manhãs e reaplicar ao longo do dia -Foto: iStock
- 5º PASSO – REMOVER A MAQUIAGEM: não adianta nada tomar todos os cuidados com a pele e não retirar a maquiagem antes de dormir, ok? Ela faz com que os poros não respirem e pode contribuir para o aumento da oleosidade -Foto: iStock
- 6º PASSO – CREME DA NOITE: segundo Luiza, esse é o ponto principal do tratamento, pois vai cuidar da pele e prevenir que surjam novas lesões. À noite, aplique um creme retinóide, derivado da vitamina A. Esse medicamento serve para a acne inicial, mas não para aquela pele toda inflamada, que já requer outros cuidados -Foto: iStock
