Entre tantas profissões, a confeitaria é uma que se destaca. Bora saber um pouco mais sobre ela? Spoiler: ela envolve muuuitas delícias!
Doces e muito mais!
Se a primeira coisa que você pensa quando ouve a palavra confeitaria é em um monte de doces… Bem, você está certa, mas não é só isso. A profissão exige muito mais que ser fã de lindos bolos decorados. O curso começa com uma base teórica que visa instruí-la quanto aos cuidados na cozinha. “O que vi de importante, além de colocar a mão na massa, foram as disciplinas de saúde e segurança no trabalho e boas práticas na manipulação de alimentos, pois leva a profissional bem preparada para o mercado de trabalho”, explica Jacinta Ronsoni, formada no curso pelo Senac.
Confeitaria: mão na massa
O curso proporciona uma base para atuar em serviços de alimentação, como confeitarias, padarias, sorveterias, chocolaterias e buffets. Aprender a manipular doces e salgados é o objetivo principal, desde a higiene até o cálculo de custos, pesos e medidas. Isso para ter noção de todo o processo de confecção. “Faz 13 anos que trabalho na área. Já fazia docinhos e salgados para festas, mas o curso me trouxe conhecimento para produzir os alimentos de forma segura”, relata Sílvia Teixeira, formada em confeitaria pelo Senac de Pato Branco.
Mercado de trabalho
A área de atuação para a confeitaria é muito ampla. Além de trabalhar em estabelecimentos, sempre há a chance de abrir o negócio próprio. “A atividade alimentícia oferece muitas oportunidades. Portanto, se é uma profissional boa e dedicada, sempre surgem possibilidades”, comenta Jacinta. Já Sílvia apresenta o lado positivo da carreira: “o mercado de trabalho é muito bom, você pode trabalhar até mesmo em casa e tudo o que produz com amor e empenho tem um grande sucesso”.
Carreira do S2

Na televisão!
Confira 5 programas para inspirá-la:
- Profissão: o que faz alguém formado em medicina?
- 6 dicas para escolher a profissão certa
- Qual profissão é a sua cara?
