Na adolescência, fase de tantas novidades – físicas, emocionais e psicológicas – acontecem também muitas transformações. Entre elas, uma das mais temidas é literalmente “sentida na pele”. Esta transformação, muitas vezes vem acompanhada por uma incontrolável oleosidade, seguida por cravos e espinhas, afetando diretamente a autoestima das jovens.
Os hormônios que nessa faixa etária estão bastante alterados e agem diretamente nas glândulas sebáceas, estimulando a produção de sebo, que obstrui os poros formando os cravos e estes, quando infectados se transformam nas tão temidas espinhas. Fora isso, uma higiene inadequada da pele e o uso abusivo de cosméticos podem agravar o problema.
Em tempos de quarentena, onde ficamos impossibilitados de frequentarmos Clínicas Médicas e Estéticas, recorremos à Dra. Fernanda Nichelle, médica antenada na área da Beleza e disputada pelas dicas preciosas. Conversamos com a Doutora, que nos passou receitinhas de máscaras faciais caseiras super fáceis e infalíveis.
Confira!
para oleosidade
Misturar uniformemente 02 colheres (sopa) de amido de milho em uma quantidade suficiente de água para formar uma pasta levemente úmida. Aplicar em toda a face, exceto ao redor dos olhos e nos lábios. Deixar agir por 20 minutos e remova suavemente o produto com água fria.
para acalmar a pele
Misturar 1 colher (sopa) de farinha de aveia em 4 colheres (sopa) de chá de camomila bem concentrado e gelado e aplicar sobre a região irritada. Após 30 minutos retirar suavemente o produto.
para diminuir os poros dilatados:
Misturar 1 colher (sopa) de iogurte desnatado em ½ pepino sem casca e um ramo pequeno de alecrim. Bata no liquidificador ou com um mixer e aplique diretamente na região afetada, deixando agir por 30 minutos e enxaguar para retirar completamente o produto.
Crédios: Dra. Fernanda Nichelle, médica especializada em estética médica