Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Dia Internacional contra LGBTQIA+fobia: 5 influencers que você precisa acompanhar

Crédito: Instagram/@transpreta @pontolouie

A cada ano, o dia 17 de maio é marcado pelo Dia Internacional contra LGBTQIA+fobia, reconhecido em mais de 130 países, incluindo o Brasil. O objetivo da data é exaltar a luta pela liberdade, conquista de direitos e respeito para essa parcela da população. Além disso, é importante conscientizar sobre a situação atual de violência e preconceito, ainda permanente em vários aspectos sociais.

Por mais que a homofobia tenha sido criminalizada por lei em 2019, o caminho dessa luta está longe de acabar. O avanço tardio nessa conquista é super exaltado, mas sem esquecer das pendências pela frente. De acordo com a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), cerca de 20 milhões de brasileiras e brasileiros (10% da população) se identificam como LGBTQIA+.

Já segundo a pesquisa da organização de mídia Gênero e Número, com o apoio da Fundação Ford, em torno de 92,5% dessas pessoas relataram o aumento da violência contra a população LGBTQIA+. A análise também mostrou que, desde 2018, 51% das pessoas LGBTQIA+ relataram ter sofrido algum tipo de violência motivada pela sua orientação sexual ou identidade de gênero. Destas, 94% sofreram violência verbal e 13% das ocorrências as pessoas sofreram também violência física.

Uma das maneiras de combate à LGBTfobia é por meio de políticas públicas. Já que estamos em um ano eleitoral, é importante entender o voto também como um instrumento para eleger governantes que promovem ações em busca da garantia de direitos de diversos grupos da população.

Tendo isso tudo em vista, a conscientização é fundamental para entender a luta e os propósitos da mesma. Pensando nisso, separamos 5 influenciadores LGBTQIA+ para você acompanhar nas redes sociais. Confira:

1 – Giovanna Heliodoro (@transpreta)

Historiadora, comunicadora e apresentadora do canal Trans Preta, Giovanna utiliza o espaço virtual para promover diálogos e conhecimento acerca dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Feminismo, racismo e outros assuntos importantes também são pauta de conteúdo no perfil.

2 – Luca Scarpelli (@olucasscarpelli)

Quem já assistiu “Quuer Evye”, tá familiarizada com o Lucas. Nas redes, ele produz um conteúdo diários sobre a rotina, relação com a família, vivências e reflexões, sempre abordando a importância da visibilidade. Dicas de flerte, segurança e papos mais tabus também englobam esse espaço criado por ele.

3 – Louie Ponto (@pontolouie)

Na internet há um bom tempo, você com certeza já deve ter se deparado com algum vídeo da Louie no Youtube. Ela vive abrindo diálogos acessíveis sobre política, gênero e os problemas recorrentes no país. Vale mencionar que ela tem um dos canais LGBTQIA+ de mais sucesso no Brasil.

4 – Thiago Chareti (@thiagochareti)

Quem aí gosta de conteúdo geek? Especializado no mundo dos quadrinhos, Thiago produz um monte de conteúdo em seu perfil do TikTok (@thinerd) sobre o assunto. Além de falar sobre os heróis, curiosidades e suas histórias, ele também sempre abre espaço para falar da representatividade LGBTQIA+ nos quadrinhos.

5 – Bielo Pereira (@hellobielo)

A apresentadora bigênere e empresária cria conteúdos pautados em raça e gordofobia em formato de reels, publicação, stories e muito mais. Palestrante, consultora de diversidade e militante na luta contra a discriminação da população LGBTQ+, ela também é graduada em Lazer e Turismo. Além de atuar há anos com comunicação.

Mais notícias para você

Comportamento

Computadores Windows ficaram fora do ar na manhã desta sexta-feira (19)

Beleza

Maquiador Emerson Damas separou dicas incríveis para se produzir no Dia do Orgulho LGBTQIA+

Entretenimento

Ator relembrou momento em que decidiu se assumir para amigos, família e para a internet

Entretenimento

Comemore com muito orgulho com essas séries que você provavelmente ainda não assistiu

Sair da versão mobile