Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Dicas para se livrar da timidez

Acredite, não é impossível mandar a timidez embora!

Quandoprecisa falar em público, você gagueja, as mãos suam e as pernas tremem? Saiba que esses são apenas alguns dos sintomas de timidez, que podem piorar e acabar atrapalhando. Mas nós temos uma boa notícia: essa insegurança não precisa fazer parte da sua vida pra sempre. Basta seguir algumas dicas.

Garota tímida olhando por um buraco

Foto: Shutterstock

Não se deixe dominar

Muitos dirão que é uma fase, “coisa da idade”, mas isso não é um motivo para você não tentar domá-la. Se incomoda, por que não diminuí-la? “Em casos mais complicados, isso pode ser um agravante na sua vida, fazendo com que não consiga se expressar adequadamente”, explica o psicólogo Yuri Busin.

Peça ajuda às amigas

Suas BFFs sempre ajudam você em tudo, não é? Então, peça a elas um help para se soltar, darem espaço para você falar e expor sua opinião. Assim, vai praticando para quando estiver com pessoas desconhecidas.

SAIBA MAIS

Amor não correspondido: como resolver?

Paquera x timidez: como lidar com ela

Observe

Toda turma tem aquela que fala mais e não sente vergonha de nada. Se espelhe nela! Perceba como age nas situações e logo você verá que não é nada extraordinário. “Fazer amizades com pessoas que falam muito ajuda bastante, eu que era mais calada agora já estou bem mais falante e à vontade”, conta Letícia Silva, que também sofreu com o problema.

Garota isolada e triste

Foto: Shutterstock

Pare de evitar

Na certa, você deixou de ir a alguns lugares por causa da timidez. Está na hora de mudar de atitude e encarar as situações. Quanto mais você pratica, mas fácil vai ficando. Com o tempo, ela deixará de ser assustadora. A fofa Juliana Lovatte dá a dica de como sair dessa: “uma forma de domar a timidez, que funciona direitinho comigo, é pensar que futuramente posso me arrepender de não ter feito algo”.

Pode investir!

Algumas atividades vão ajudar você a se soltar. O teatro, por exemplo, ajudará a se expressar, fazendo com que se sinta mais livre. Esportes coletivos também dão um help, devido ao contato com outras pessoas. “Existem diversas técnicas para ajudar nessa luta, o psicólogo auxilia muitos nesses casos”, explica Yuri.

Consultoria:  Yuri Busin, psicólogo

Mais notícias para você

Sair da versão mobile