Conversamos com uma das mais jovens autoras da Bienal do Livro: Ana Beatriz Brandão. A garota, de apenas 15 anos, já está em seu segundo lançamento, e tem muitos outros guardados na gaveta! Confira como foi o bate-papo com a autora:
tt: Muitas pessoas que gostam de escrever começam a se interessar por isso através da leitura. E com você, como surgiu esse interesse?
Ana: Desde que eu era pequena, sempre li muito e isso me ajudou a ter bastante criatividade, então acabava sempre indo bem em provas e trabalhos de redação. Escrita, pra mim, se resumia a contos, mas depois de um sonho que tive durante uma viagem, tudo mudou. Voltei pra casa já querendo escrever sobre ele, o que acabou se tornando um livro… Dois… Uma série de quatro livros… E aí não parei mais.
tt: Você é supernovinha e já tem dois livros publicados! Como foi isso? Você foi atrás da editora ou ela te procurou?
Ana: Quando minha mãe leu meu quinto livro escrito, o Sombra de um anjo, achou que a história seria bem interessante e que deveria ser publicada. Depois que conversamos, decidimos que era isso mesmo que queríamos e passamos a entrar em contato com editoras, enviando emails, os próprios originais pelo correio e preenchendo formulários que as editoras mesmo disponibilizam em seus sites. Depois de certo tempo, a minha editora entrou em contato, falando que gostaria de publicar o meu livro.
tt: Aliás, conte mais um pouquinho como é o processo desde a ideia de uma história até chegar a publicá-la!
Ana: É bem difícil responder isso, já que cada um tem seu processo de criação, mas as ideias das minhas histórias vêm quando estou escutando música. Sempre acabo imaginando uma cena e tento encaixá-la em algum dos meus livros. Se vejo que não se encaixa, então decido tentar criar uma história própria pra ela. Assim, começo a escrever. Quando termino a história, ela fica guardada até chegar a hora dela de ser publicada. O processo de publicação é meio demorado, os meus demoraram por volta de seis meses. Um dos meus livros chegou a ter sete revisões porque eu ficava mudando a história toda hora! (risos).
tt: Ter os livros publicados mudou alguma coisa em sua rotina? Continua indo pra escola, saindo com amigos…?
Ana: Mudou bastante! Sempre tenho que acabar faltando em algum compromisso com os amigos para ir a algum evento e às vezes até mesmo às aulas pra viajar e divulgar o livro. Por sorte meus amigos e família me apoiam muito e entendem que os livros também são meus “bebês” e preciso cuidar deles.
tt: Li que você, além de Caçadores de Almas e Sombra de Um Anjo, já tem várias histórias prontas. Quais os planos pra elas?
Ana: Publica-las é o meu grande sonho. Ter cada uma delas, lado a lado, na minha estante é uma imagem que sempre fica na minha cabeça.
[saiba_mais]
tt: E qual sua dica pra quem quer começar a escrever profissionalmente, mas não sabe como?
Ana: É preciso correr atrás do seu sonho se é isso que realmente quer, e o livro não vai se escrever sozinho (risos). Nem tudo vai vir de uma hora para a outra, e é preciso sempre ter bastante divulgação. Sempre que estiver sem ideias ou inspiração, não tente se obrigar a escrever. Precisa respirar fundo e esperar até que esteja “com cabeça” pra voltar e continuar o processo de criação do seu livro. Por isso, as duas principais coisas são: paciência e dedicação.
Entrevista: Carolina Vieira

You must be logged in to post a comment Login