Miga, você quer deixar suas madeixas mais saudáveis? A esfoliação capilar é perfeita para você! Ela elimina as impurezas dos fios, e isso faz com que o cabelo cresça mais forte! Para te dar um help, a gente conversou com um cabeleireiro que esclareceu dúvidas sobre os benefícios desse tratamento caseiro!
Saiba como a esfoliação capilar funciona:
O couro cabeludo sofre com o acúmulo de sujeiras e gorduras do dia a dia, deixando os fios com aspecto oleoso e de mal cuidado. Por isso, a esfoliação capilar é uma ótima alternativa para tirar o excesso de resíduos deixados pelo uso de shampoo e condicionador. A aplicação é bem fácil: deve ser feita antes do shampoo, fazendo movimentos circulares e suaves com as pontas dos dedos, sem deixar que chegue no comprimento dos fios.
Mas qual é o efeito que esse tratamento dá no cabelo? Quais são os benefícios?
“A massagem aliada à esfoliação dá um efeito de saúde no couro cabeludo e também nos fios. Com esses cuidados, além de evitar queda, os cabelos crescem mais forte e saudáveis”, afirma Márcio Nunes Gomes, do Espaço Le Cinq. Tudo que a gente deseja, né?! Mas como isso acontece? O profissional nos explica que essa massagem serve para ativar a circulação sanguínea na área e, assim, há um aumento do nível de oxigenação no sangue, ajudando no transporte de nutrientes para o couro cabeludo.
Como esse tratamento age no cabelo?
“A esfoliação capilar é um alívio imediato para o couro cabeludo. As micro esponjas presentes no esfoliante absorvem a oleosidade, purificam e reequilibram o pH dos fios sem ressecar o couro e promovem uma sensação de cabeça completamente limpa”, diz Márcio. Incrível, hein?!
Quem pode fazer?
Segundo o cabeleireiro, a esfoliação capilar é indicada principalmente para quem tem cabelo oleoso, com caspa, couro cabeludo irritado, com propensão à queda capilar, ou se você costuma usar muitos produtos que acumulam no couro cabeludo (leave-in, reparador, cremes para pentear, óleos).
De quanto em quanto tempo posso fazer?
Com frequência quinzenal (dependendo do caso, semanal), a esfoliação evita caspa e o acúmulo de oleosidade. Se o seu cabelo é bastante oleoso, o recomendado é fazer o procedimento a cada 15 dias.
Consultoria: Márcio Nunes Gomes, cabeleireiro do Espaço Le Cinq (SP)