Apesar de ser um homem de 32 anos (como ele mesmo pontuou), Felipe Neto usou seu Twitter para falar sobre o livro “A Seleção”, primeiro da trilogia escrita por Kiera Cass. Mesmo afirmando que um livro de fantasia sobre príncipes e princesas não é seu forte, o youtuber disse que é uma obra que o prendeu e destacou pontos positivos e negativos.
“De cara, confesso: o livro, de certa forma, te prende”, escreveu ele em uma thread feita no Twitter. “A ‘jornada do herói’ é construída certinha, o q mostra q a escritora tem técnica, não é uma Stephanie Meyer ou uma E. L. James. Tecnicamente, é regular, o q já é um mérito”, seguiu, elogiando a autora.
O livro de hoje é diferente.
A pedido de fãs (e bota pedido nisso), terminei de ler “A Seleção”.
É um romance do qual não sou o público alvo padrão, então é injusto analisar sob a ótica de um homem de 32 anos.
Como sei q vcs tão doidos pra saber o q achei, vou botar no fio 👇🏻 pic.twitter.com/YDRlhfSzEq
— Felipe Neto 🇧🇷🏴 (@felipeneto) November 11, 2020
Felipe Neto elogiou aspectos do enredo da distopia e os “acertos” que a história teve para ele.
“O uso da distopia apocalíptica foi um acerto. Guerras nucleares que levaram a civilização ao definhamento. E os dois protagonistas são bem construídos, cativantes. Você de fato torce pela protagonista, mas não sabe exatamente para o quê. Se ela deve investir em seu amor que partiu seu coração por orgulho, ou se entregar ao novo amor que começa a ser construído. Isso é bom. Divide fãs, gera disputa”.
O youtuber ainda evidenciou o quanto a protagonista América é bem construída e representa ideais importantes hoje em dia, sendo rebelde, desinteressada pela vida palaciana e todo o glamour que isso oferece.
Por outro lado, ele não deixou de avaliar aspectos que foram negativos.
“Não vou exigir q a história, q foi escrita para adolescentes, tenha a profundidade narrativa de descrição dos conflitos que causaram a 3ª guerra mundial. MAS… Seria melhor q não tivesse explicação alguma. China invadir EUA por não pagar dívida foi amador em excesso”.
Outro aspecto ruim foi a falta de representatividade no livro.
“O livro erra feio na falta completa de representatividade. Se não estou enganado, não teve um único personagem negro na trama. Nem sequer asiático, o q é bizarro, né? Considerando q Illea é ‘Estado Americano da China’.
Felipe Neto ainda promete ler os outros livros da trilogia e dar seu feedback. E você? Concorda com as opiniões do youtuber?