O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando e a gente sabe que você está com o core na mão, miga! A tt já te ajudou a driblar com a ansiedade antes da prova e agora é a vez de falarmos sobre o que pode dar muito mal na hora. Vem ver as gírias da internet que podem detonar você no ENEM e se prepare de uma vez para a prova!
[playbuzz-item item=”6c21f88f-ea83-4d8d-9a3f-626a36decbc0″ format=”story”]
Agora que você já sabe quais gírias da internet podem te ferrar no exame, quer saber mais um pouquinho sobre a prova de redação? Nós descobrimos os possíveis temas que cairão no ENEM em 2017! CORRE:
-
-
Suicídio. Após o sucesso da série da Netflix, 13 Reasons Why – e também do aumento da discussão sobre o tema, o professor acha que é possível que temas relacionados a saúde mental possam estar presentes. “Acredito que o tema poderia ser sobre como lidar com uma geração de jovens que está desmotivada a ponto de tirar a própria vida”, diz André.
-
-
Portadores de deficiência. O professor lembrou que a prova do ENEM vem com uma tendência de tratar assuntos relacionados a minorias: “. Em 2015 tivemos o tema de violência contra a mulher, no ano passado tivemos dois temas: a intolerância religiosa e o racismo. Eu acho bem possível que neste ano eles trabalhem com temas assim”, relembra André. E o tema portadores de deficiência tem a relevância social. “A questão da acessibilidade, da inclusão no mercado de trabalho, a inserção dos portadores pode ser abordado”, dá a dica.
-
-
Limites na internet. O tema internet já foi tratado em 2011, com o tema “Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado”. Mas, para 2017, André aposta em outro: “desta vez, acho possível que exista algo relacionado ao discurso do ódio e liberdade de expressão. O limite entre um e outro. Acho muito possível que esse tema apareça”.
-
-
Transexualidade. Além de estar sendo tratado na novela “A Força do Querer”, da Globo, o tema tem sido bem discutido na sociedade. “Esta pauta está o tempo todo presente. A diversidade sexual, no geral. É claro que esses acontecimentos não vão aparecer, pois a prova já está pronta. Mas é um tema atemporal que está presente o tempo todo na sociedade”, explica o professor.
-
-
E política, não? Ao que tudo indica, não, miga. Pelo menos é o que diz o professor: “acredito que eles não arriscariam colocar nenhum tema que envolva política. Não por querer fugir, mas por pela eficiência disso na prova, por conta dos nervos aflorados, o resultado pode ser ruim. Muita gente está esperando pelo tema corrupção, mas acho pouco provável, pois ele pode ter mais redações zeradas do que nota mil!”.