A cada momento, surge uma tendência nova na internet e todo mundo quer testar. Truques de maquiagem, técnicas para o cabelo e produtinhos de skincare vivem viralizando. Uma ferramenta para o rosto que ficou bem famosinha ultimamente é o gua sha.
Ele nada mais é que uma técnica milenar chinesa, que ajuda aliviar as tensões e as dores, melhorando o metabolismo. O uso promove um efeito terapêutico para a pele, melhorando a energia, sabe?
Toda a popularidade nas redes sociais vem da capacidade de melhorar o contorno facial, quando aplicado na rotina de skincare. Mas assim como qualquer outro tratamento que envolve o nosso corpo, é importantíssimo saber a forma correta de utilizar para não causar danos na pele.
Em conversa com a TodaTeen, a esteticista Roseli Siqueira explicou tudo sobre a técnica do gua sha e ensina o passo a passo para usar a pedra no rosto. Confira!
Por trás dos benefícios…
Na China, a técnica, quando aplicada, consegue até proporcionar uma restauração no organismo. Apesar de haver muitas variações sobre o tipo de pedra, as mais utilizadas são a jade e o quartzo rosa.
O ponto forte da pedra jade é que, por meio do magnetismo do material, ela é indicada para o tratamento de doenças e problemas na pele. Já o quartzo rosa, conhecido como pedra do amor, consegue transmitir paz e um efeito mais relaxante.
Utilizar a técnica com frequência, ajuda a ressaltar o contorno do rosto. Mas fica ligada, não pode exagerar! A aplicação precisa ser feita suavemente. “Se fizer com força, pode ser perigoso para as linfas e ainda causar flacidez na pele. Uma massagem com 10 minutos é o suficiente e deve evitar o meio do pescoço, que é o ponto da tireoide”, recomenda.
Quem pode usar?
Todo mundo! Além de ser recomendado para todos os tipos de pele, o uso do gua sha pode ser aplicado em qualquer idade. O uso é mega saudável, desde que aplique um creme ou óleo 100% natural antes de fazer a massagem. “O atrito da pedra com a pele pode irritar, deixar vermelha, dar bolinhas, comprometer a qualidade da pele”, explica.
Mais um detalhe importante é que a pedra do gua sha deve ser verdadeira, ou seja, nada de plástico ou qualquer material sintético!
Como usar?
O primeiro passo é começar no queixo e subir pela lateral, raspando a pele em direção às orelhas. “O músculo masseter, que fica na região da mandíbula, é um ponto de tensão. Aqui usamos o gua sha em movimentos circulares para aliviar essa tensão”, instrui.
Em seguida, é só subir contornando o rosto. Também pode descer do queixo, pela lateral do pescoço, e ir até o occipital (aquele osso no topo da coluna). Depois, desça em direção dos ombros. “Aliviamos o esternocleidomastoideo em direção ao trapézio e ajuda muito a circulação no couro cabeludo”, finaliza.
Ficou com vontade de testar? Nós também!